Brasis - Territórios Dissonantes

Autor: CEERT Data da postagem: 17:10 28/06/2022 Visualizacões: 135
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Imagem ilustrativa do evento "Brasis - Territórios Dissonantes", mais legenda Conferência de Abertura "Quem inventou o Brasil?"

Dos dias 28 de Junho a 7 de Julho, o Sesc Pinheiros terá uma programação formada por mesas, encontros, conferências e intervenções artísticas, com a proposta de trazer reflexão sobre os cruzamentos históricos entre a Semana de Arte Moderna e o segundo centenário da Independência do país, dois determinantes eventos do nosso passado com o Brasil dos dias de hoje.

Cida estará na “Conferência De Abertura: Quem Inventou O Brasil?”, das 20h30 às 22h, que terá a provocação de Thiago Amparo.

A programação do evento é formada por mesas, conferências e intervenções artísticas e integra a ação em rede “Diversos 22: projetos, memórias, conexões”, desenvolvida pelo Sesc São Paulo.  

 

SERVIÇO

20h30 às 22h – CONFERÊNCIA DE ABERTURA: QUEM INVENTOU O BRASIL?

Com Cida Bento | Provocação: Thiago Amparo 

A conferência convida a refletir sobre os imperativos de descolonização do pensamento na contemporaneidade e como organizações político-culturais contra hegemônicas atuam na desconstrução de narrativas hierárquicas de gênero, raça, posição e orientação sexual, classe e origem.

Cida Bento é doutora em Psicologia, defendeu a tese intitulada “Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público”. É conselheira e uma das fundadoras do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). Foi professora visitante na Universidade do Texas e, em 2015, foi eleita pela revista britânica The Economist uma das cinquenta pessoas mais influentes no mundo da diversidade.

Thiago Amparo é professor de direitos humanos e discriminação na FGV. Possui mestrado em direitos humanos e justiça internacional, e doutorado em direito constitucional comparado pela Central European University (Budapeste). Foi pesquisador visitante na Columbia University em Nova York. Estuda políticas de diversidade, discriminação, direito internacional dos direitos humanos e direito constitucional comparado. Coordena a área de diversidade da FGV Direito SP e o Núcleo de Justiça Racial e Direito (FGV Direito SP). Escreve semanalmente para o jornal Folha de São Paulo.

Sobre o projeto Diversos 22 

Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões é uma ação em rede do Sesc São Paulo, em celebração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e ao Bicentenário da Independência do Brasil em 1822, com atividades artísticas e socioeducativas, programações virtuais e presenciais em unidades na capital, interior e litoral do estado de São Paulo.

A programação teve início em setembro de 2021, com a realização do Seminário “Diversos 22: Levantes Modernistas”, e encerra-se em dezembro de 2022. 

Para mais informações, acesse o site do Sesc São Paulo.

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: