Resenha - O Pacto da Branquitude

Autor: CEERT Data da postagem: 17:13 10/08/2022 Visualizacões: 627
Curta a nóticia:
Curta o CEERT:
Foto de Cida Bento para a resenha "Entre herdeiros e senhores"

 O livro "O Pacto da Branquitude", de Cida Bento, foi tema da resenha da Revista Quatro Cinco Um, edição agosto de 2022, assinada por Yasmin Santos, na seção Ciências Sociais.

Com o título "Entre herdeiros e senhores", a resenha mostra que Cida Bento é a principal referência no debate sobre branquitude no Brasil, influenciando pesquisadores de várias regiões que trabalham para que a reflexão ultrapasse os muros das universidades.

A professora formulou o conceito de "pacto narcísico da branquitude" em sua tese de doutorado em psicologia, defendida em 2002 na Universidade de São Paulo (USP).

Esse acordo é disfarçado pela ideia de meritocracia, em que todas as pessoas brancas só ocupam lugares de liderança única e exclusivamente por seus próprios méritos. Ao mesmo tempo que esse pacto fortalece um grupo de iguais, ele exclui quem não faz parte dele, como os negros e os indígenas. 

De acordo com a resenha, branquitude pode ser definida como um lugar estrutural de onde o sujeito branco vê os outros e a si mesmo. 

"Uma posição de poder, um lugar confortável do qual se pode atribuir ao outro aquilo que não se atribui a si mesmo: a raça. Essa é a definição dada por Ruth Frankenberg, socióloga britânica e uma das precursoras dos estudos sobre branquitude. É um conjunto de práticas culturais não nomeadas e não marcadas que colocam brancos em lugar universal. O branco é a norma — o resto é o resto", afirma Yasmin Santos, que completa:

"A fundação histórica dos estudos sobre branquitude é reconhecida a partir das obras de W.?B. Du Bois, entre o final do século 19 e o início do 20. No Brasil, o sociólogo Guerreiro Ramos já fazia seus apontamentos sobre o tema nas primeiras décadas do século 20, mas foi só nos anos 2000 que o conceito ganhou dimensão acadêmica. E o trabalho de Cida Bento tem um papel fundamental nisso".

 

Para ler a resenha completa, acesse o site da Revista Quatro Cinco Um.

 

Para saber mais sobre o livro "O Pacto da Branquitude", acesse:

Pacto da Branquitude - Live de Lançamento

 

Cida Bento no Roda Viva

 

Curta a nóticia:
Curta o CEERT: