Em comemoração aos 30 anos do CEERT, a organização participou do programa Conexão Futura, no Canal Futura, durante o mês de novembro, com a apresentação de Karen de Souza. Em quatro programas, representantes da instituição compartilharam reflexões sobre suas principais áreas: Trabalho, Educação, Justiça e Juventude.
Segundo Daniel Teixeira, um dos diretores da organização, o objetivo da parceria é visibilizar temas de extrema relevância na luta pela equidade racial, permeando a atuação de três décadas do CEERT.
Um pouco sobre os programas...
A conversa começa com uma retrospectiva à atuação de Cida Bento, Ivair Alves dos Santos e Hédio Silva Júnior, em 1988, no desenvolvimento de projetos de intervenção a partir do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, na área de trabalho, o primeiro eixo da organização.
Clique aqui para assistir ao programa.
Tinham como tarefa trazer o debate sobre a desigualdade racial no trabalho para movimento sindical, para empresas e para o poder público, visando o combate ao racismo institucional e a promoção da equidade de raça e gênero.
A atuação resultou na criação do CEERT, que há 30 anos visa assegurar os direitos da população negra no mundo do trabalho, realizando pesquisas sobre a situação do trabalhador negro, os mecanismos de discriminação nas empresas, a atuação do Estado e do movimento sindical promovendo a incorporação da luta contra o racismo em suas pautas.
Clique aqui para assistir ao programa.
Também dialogando com o tema do trabalho, na edição sobre juventude, foi abordado o Programa Prosseguir, a partir da importância do fortalecimento de estudantes negros na universidade e no ingresso qualificado no mundo do trabalho, por meio de caminhos como a estabilidade econômica, a partir de bolsas de estudos e também acolhimento e articulação entre os jovens.
Em relação ao eixo Justiça, foi abordada a atuação da instituição desde a denúncia do Brasil à Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada no ano de 1992, em Genebra, na Suíça, pelo descumprimento da Convenção 111, que trata de discriminação em matéria de emprego e profissão, devido ao racismo institucional no mundo do trabalho, deflagrando uma série de ações governamentais.
A partir disso, foram realizadas diversas ações na área jurídica, como no emblemático caso do assassinato do dentista Flávio Ferreira Sant'Ana, de 28 anos, em 2004. Ele foi executado por policiais em Santana, na zona norte de São Paulo, após ter sido identificado incorretamente como autor de um crime. Com a atuação da área jurídica do CEERT, pela primeira vez, a justiça reconheceu o racismo como motivação de assassinato.
Clique aqui para assistir ao programa.
Na área de educação, destacou-se a atuação do CEERT no fortalecimento da implementação da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pela Lei 10.369/2003, que obrigou a inclusão do ensino de História da África e dos Afrodescendentes nas escolas públicas de níveis fundamental e médio.
São muitas as histórias e conquistas nas quatro áreas de atuação do CEERT, ao longo dos seus 30 anos! Convidamos vocês a conhecerem um pouco mais dessa trajetória!
Fonte: CEERT
Categoria: Datas & eventos