Editora: Itaú Social
Autor: Itaú Social
Publicado: 2018
Que fatores estão associados ao sucesso de uma rede de ensino ao promover a aprendizagem dos estudantes? A resposta a essa pergunta passa por muitas nuances, mas alguns elementos são recorrentes no que diz respeito à atuação da escola: um currículo viável e incorporado por professores; formação docente em serviço, com colaboração entre pares; uma liderança escolar eficaz; equipe escolar com altas expectativas, com metas concretas/viáveis e mecanismos internos de acompanhamento; envolvimento das famílias, estudantes e comunidade; ambiente escolar propício ao aprendizado. Para que toda escola seja capaz de avançar nessas frentes, a atuação sistêmica da rede de ensino é crucial.
O contexto
O direito à educação ainda não se encontra plenamente concretizado para grande parte da população. São muitas as crianças, adolescentes e jovens sem a oportunidade de uma aprendizagem de qualidade, relevante e equitativa. Dados divulgados pelo pela PNAD/IBGE apontam que, apesar de termos 94,2% de cobertura do atendimento escolar para crianças de 4 a 17 anos, 2,5 milhões de crianças e jovens estão fora da escola. No que diz respeito à leitura e à matemática, menos da metade dos alunos atingem níveis de proficiência considerados adequados ao fim do 3º ano do ensino fundamental (45,3% em leitura e 45,5% em matemática), sendo que os piores resultados ficam nas redes municipais.
Finalidade
O programa Melhoria da Educação proporciona formação continuada para gestores educacionais. As formações abordam tanto o eixo da gestão pedagógica quanto o da gestão administrativo-financeira. Dessa forma, os profissionais se preparam de maneira ampla para desempenhar suas funções. Os princípios do programa são:
Parceiros