Cidadania em Preto e Branco informa e amplia a conscientização sobre a problemática do racismo no Brasil. Estimula o leitor à reflexão sobre si próprio, sobre os acontecimentos de seu cotidiano e sobre os fatos históricos aliados às teorias raciais.
Ao abordar a questão das relações raciais neste livro, a autora procurou partir de situações vivenciadas no cotidiano, que ocorrem ao nosso redor que nos envolvem a todos. Preocupou-se também em enfatizar a condição humana, os sentimentos, as idéias, as emoções os afetos, os interesses que favorecem as idéias, de hierarquia entre as pessoas, a invenção de grupos humanos "superiores e inferiores".
A valorização social do mais forte, do mais belo, do mais competente, sem que se atente para os meios utilizados para se conseguir ser o "mais", é muito perigosa. Em nossa sociedade, essa questão - que pertence ao campo da ética - não tem sido alvo de preocupações.
Dessa forma, uma reflexão sobre nossos próprios valores, crenças, e condutas é fundamental para entendermos as desigualdades raciais na sociedade brasileira.
O livro "Cidadania em Preto e Branco" faz parte da serie discussão aberta que possui temas que são discutidos amplamente pela sociedade.