Resgatar, através de multidisciplinaridade, a história da África e afrobrasileira por meio da contação de mitos, contos africanos, histórias de vida, reconhecendo a cultura deixada por nossos ancestrais e sua trajetória, aprendendo a valorizá-las e perpetuá-las, além de respeitar as diferenças entre os povos e elevar a auto-estima.
Fundamentar as propostas de atividades nos valores civilizatórios afro-brasileiros, como a oralidade (o papel dos griôs), a circularidade (roda de histórias, danças), a musicalidade (ritmo, instrumentos musicais), a ludicidade (jogos), a cooperatividade (construções coletivas), a ancestralidade (entrevistas), a memória (pesquisa), a religiosidade (folhas medicinais, representação dos orixás), a corporeidade (movimentos, capoeira), a energia vital (relação do homem com o meio).
Em Língua Portuguesa, contação e reconto de mitos africanos, produção textual, debates, entrevistas, visitas e elaboração dos relatórios. Em Matemática, resolução de problemas, cálculo mental, construção de gráfi cos e jogos para contagem e operações, análise de formas geométricas das bandeiras da África e do Brasil. Em Natureza e Sociedade, audiência de mitos africanos, palestras, painéis integrados, coleta-organização – nomenclatura de folhas medicinais, preparação e degustação de pratos africanos, assistência de fi lmes, relatos de história de vidas. Em Movimento, ofi cinas de capoeira, dança afro e samba de roda. Em Artes, confecção de álbuns (fotografi as, folhas medicinais), oficinas, murais, fantasias, convites e artesanato, desfiles. Em Música, a audição de CDs, cantos coletivos e mostras musicais.
Envolvimento dos alunos, da família, da comunidade e de toda a unidade escolar. Desenvolvimento da oralidade das crianças, da percepção multisensorial (concentração e atenção), das mudanças de atitudes e de procedimentos nas relações Eu-Eu / Eu-Outro. Ampliação do projeto inicial a partir dos questionamentos dos alunos, aprofundando os conteúdos em Natureza e Sociedade, bem como a elevação da auto-estima.
Marly Antonia Nascimento Barbosa