Desenvolver com as crianças a possibilidade de expressarem e reconhecerem as diferenças. Aceitar e respeitar as pessoas como são, levando as crianças à compreensão de que nosso povo é fruto da fusão de diversas culturas e etnias. Valorizar a amizade, o respeito e o convívio em grupos
Desenvolvimento de situações pedagógicas de reflexões e discussões referentes à diversidade, por meio de atividades lúdicas, rodas de conversas, pesquisas, produções artísticas (colagens, desenhos, pinturas e recortes), danças, cantigas de roda, jogos e brincadeiras, histórias diversas, dramatizações, elaboração de história coletiva, confecção de cartazes e exposição de trabalhos realizados.
Confecção de boneco de jornal e representação da criança em dimensões reais. Dramatizações, colagens e pinturas. Rodas de conversas referentes à temática. Painel com foto e representação com desenho. Quebra-cabeça étnico ampliado em dimensões reais Histórias dramatizadas com fantoches em caixa-teatro. Confecção de um cartaz com o título “Somos todos crianças. Não importam as diferenças”. Elaboração de história coletiva para a confecção de um livro. Brincadeiras diversas, cantigas de roda e jogos étnicos(representação de diversas etnias). Apresentação aos pais e a comunidade dos conhecimentos produzidos (danças, cantigas e painéis).
Mudanças de atitudes por parte das crianças, maior respeito às diferenças, elevação da auto-estima de crianças negras, interação harmônica, envolvendo valores como: cooperação, solidariedade, respeito e diálogo. Participação da família para a compreensão do caráter educativopedagógico da educação infantil, para reflexões sobre atitude e ações discriminatórias e preconceituosas e para o sucesso da aprendizagem das crianças.
Vivian Priscila dos Santos