Voltar

Projeto Griô: Contador de Histórias

Objetivo

Despertar no aluno o desejo de escutar e ler contos de origem africana, proporcionando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, mesmo de forma não convencional, promovendo o fortalecimento da auto-estima, evidenciando o orgulho de pertencer a um grupo étnico-racial onde sua cultura, sua história, seja valorizada e respeitada.

Metodologia

Promover a utilização dos conteúdos de forma interdisciplinar e valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, como determina a metodologia da Pedagogia de Projeto. Registrar conhecimentos e fatos que vão sendo construídos pelas crianças, a fim de nortear todo o trabalho, incluindo relatos, fotos, produções das crianças, desenhos. Os seis contos escolhidos tiveram uma seqüência lógica de apresentação e foram devidamente selecionados e adaptados à faixa etária de crianças de três anos, bem como as atividades propostas.

Atividades

As atividades foram desenvolvidas a partir dos contos de origem africana e destacamos as mais significativas de cada um deles: A partir de “Aguemon”, de Carolina Cunha, exploramos sementes, conhecendo tamanho, cor, textura, forma e suas utilidades. Em “Xangô, o trovão”, de Reginaldo Prandi, discutimos sobre o corpo humano: menino e menina, destacando suas características, semelhanças, diferenças, identifi cando e nomeando suas partes. Em “Terra mexida e plantada dá frutos” e “Ossain, o protetor das folhas”, da coletânea ILÊ IFÉ, de Vanda Machado e Carlos Petrovich, realizamos o plantio de sementes e conhecemos grande variedade de folhas e ervas verdes e secas da flora brasileira. Ocorreu a experimentação por meio do preparo de chás: promovemos a Tarde de Chás na nossa escola. Com o conto “As tranças de Bintou”, de Sylviane Diuof, realizamos a Sessão de Penteado de Birotes e a Oficina de Trançado. Em “Bruna e a galinha-d’Angola”, de Gercilga de Almeida, conhecemos um pouco da arte de origem africana por meio da confecção de panos com retalhos de tecidos.

Resultados

As crianças, com esse projeto, tiveram a oportunidade de saber que existem contos, histórias de diferentes etnias, produzidas por diferentes povos, como indígena, europeu, entre outros. As atitudes e os comportamentos das crianças sofreram mudanças significativas, verifi cadas por meio de avaliação e observações. Passaram a respeitar colegas, funcionários, professores, pessoas mais velhas, a valorizar e cuidar de suas produções, e orgulhar-se de fazer parte do grupo étnico-a racial que pertencem.

Docentes

Rita de Cássia Silva Santos

Imagens