Promover o reconhecimento e valorização da pluralidade étnica e cultural. Contribuir para a formação pessoal e social de crianças e adolescentes. Combater situações de preconceitos e racismo comuns ao ambiente escolar. Reunir escolas para a realização de encontro cultural de integração escolar. Introduzir a história africana e afro-brasileira no projeto político pedagógico da unidade escolar. Preparar o corpo docente para abordagem do tema.
Identificação das características da população do entorno que compõem a região escolar e suas infl uências culturais. Envolvimento do Grêmio Estudantil para ampliar a participação dos estudantes. Sensibilização para o convívio pacífico e criativo das diferenças. Produção de materiais em sala de aula. Envolvimento de órgãos governamentais, ONGs, iniciativa privada e da sociedade civil. Organização de palestras, participação em formações continuadas e multiplicadas para o corpo docente da unidade escolar.
Palestras informativas para famílias e educadores, grupos de trabalho, ofi cinas, exposição de fotos, exibição de filmes, contação de histórias, produção de materiais didáticos pelos estudantes (cartilhas, textos, fotos e etc.), ofi cinas de cabelo e maquiagem africanas, indígenas e outras.
Promover o reconhecimento e valorização da pluralidade étnica e cultural. Contribuir para a formação pessoal e social de crianças e adolescentes. Combater situações de preconceitos e racismo comuns ao ambiente escolar. Reunir escolas para a realização de encontro cultural de integração escolar. Introduzir a história africana e afro-brasileira no projeto político pedagógico da unidade escolar. Preparar o corpo docente para abordagem do tema.
Pérola Monteiro dos Santos Quintiliano, Marli Josefa Calixto, Lucinéia Thim Vitorino, Elisete Alberico.