Voltar

Mês da Consciência Negra

Objetivo

Envolver a comunidade escolar no processo de elaboração, implementação das atividades e construção da prática pedagógica.

Metodologia

Teatro de fantoches, contação de histórias, roda de capoeira, desfile da diversidade, baile black (matinê), atividades artísticas (A galinha d´angola e confecção de máscaras africanas), atividades com músicas, palestra sobre lugares distantes pessoas e culturas diferentes, cinema (projeção do filme As aventuras de Azur e Asmar), cardápio com pratos típicos da culinária africana, entre outras ações

Atividades

Reuniões e ações conjuntas com os pais, reuniõespedagógicas entre os docentes. Envolvimento da comunidade nas atividades da creche. Motivação por parte dos professores para trabalhar a temática.

Resultados

Com a realização do projeto, a temática passou a fazer parte do cotidiano da creche. Tanto os pais como algumas professoras passaram a valorizar questões com as quais não se preocupavam. Dessa forma, as crianças negras atendidas sentiram-se mais valorizadas. O projeto contribuiu, ainda, para melhorar as relações pessoais na unidade, de modo geral.

Docentes

Gabriela Guarnieri de Campos Tebet, Elaine Terezinha e contribuição de toda equipe da escola

Imagens