Voltar

A Dança da Vida

Objetivo

Acabar com o preconceito entre as crianças, motivado por diferenças de cor, étnicas e de gênero. Despertar nas famílias respeito à cultura quilombola em toda sua amplitude, hábitos e religiosidade. Aproximar escola, crianças, pais e comunidade, em torno da reflexão sobre o racismo, preconceito e discriminação.

Metodologia

Transversalização do tema da diversidade etnicorracial. Adoção da congada como conteúdo das atividades. Realização de apresentações da Congada no horário da saída das crianças para estimular aproximação dos alunos e o envolvimento dos pais. Realização de reuniões de planejamento periódicas para defi nição dos passos a serem seguidos. Valorização do protagonismo infantil por meio da troca de experiência entre crianças e adolescentes.

Atividades

Visita da Congada São Benedito de Mogi Guaçu à escola. Entrevistas com o Rei do Congo, o Comandante do Terno de Congada e dona Cida, participante da Congada e avó de duas crianças matriculadas na escola. Apresentação teatral e produção de portfólios por estudantes. Apresentação da Congada.

Resultados

Reflexão e exposição espontânea por parte dos estudantes sobre as atitudes e discursos excludentes vigentes na sociedade. Postura crítica dos alunos diante de vocabulário preconceituoso. Desenvolvimento de pesquisa sobre o tema socioambiental. Valorização da cultura afro-brasileira por professores, funcionários, alunos e seus familiares. Troca de conhecimentos intergeracionais.

Docentes

Maria Cláudia Vedovello Morari, Sara Kniwers

Imagens