Estimular os alunos a refletirem sobre diversos preconceitos existentes em nossa sociedade, em relação aos afrodescendentes; ampliar o estudo sobre a escravidão no Brasil; valorizar a cultura e história da África e sua influência em nossa história. Desmistificar a ideia de que povos africanos não têm história, não passam de meros espectadores dos acontecimentos; superar os estereótipos vinculados à cor.
Produção de um documentário (cartilha), contando parte da história do povo africano. Reescrita e ilustração do livro Menina bonita do laço de fi ta, de Ana Maria Machado. Pesquisa com as famílias sobre preconceito. Trabalho com danças e músicas africanas e a confecção de máscaras africanas
Formação de alunos capazes de ler e analisar diferentes fontes históricas. Valorização da auto-estima, sujeito social ativo. Preservação da memória histórica como patrimônio da sua própria trajetória.
O conceito de cultura foi ampliado na comunidade escolar. Os alunos relataram suas referências históricas e culturais, foram estimulados a entender e a respeitar as demais manifestações culturais e suas diferenças. O projeto trabalhou ofereceu aos alunos subsídios para pensar, decidir e agir, assumindo responsabilidades por relações etnicorraciais positivas, enfrentando e superando discordâncias, conflitos, contestações e valorizando as diferenças. A intenção de romper com imagens negativas, forjadas por diferentes meios de comunicação contra negros e o continente africano, foi parcialmente alcançada.
Sandra Valéria Lucio