Envolver crianças, pais e equipe escolar nas atividades do projeto para conhecer, vivenciar e difundir os valores civilizatórios afro-brasileiros, com o propósito de romper com a visão preconceituosa existente sobre o continente africano e seus povos, além de intervir nas atitudes preconceituosas e discriminatórias existentes no cotidiano do ambiente escolar
Manuseio e leitura diária de livros pelas crianças; rodas de conversa; dramatização das leituras e dos vídeos; colagens; montagem de painéis e telas; contação de histórias, brincadeiras com o corpo, jogos e músicas
No início, as professoras realizaram atividades de reflexão, discussão e pesquisas sobre questões etnicorraciais. Nos momentos coletivos, foram projetados vídeos, realizadas leituras de textos, dinâmicas, jogos e confecção de materiais, como blocões, bonecas, fantoches e brinquedos. O processo também envolveu crianças, pais e outros profissionais da escola. As professoras reuniram livros sobre a cultura africana e fi zeram leitura com diferentes recursos e materiais, em diversos espaços. Depois disso, foi realizada a construção coletiva de textos, ilustração de histórias, além da organização de ofi cinas para a confecção de bonecas negras, bastante utilizadas nas brincadeiras.
Professores mais atentos na seleção de conteúdos, leituras e imagens a serem apresentados às crianças. Mais sensíveis (olhar e escuta) na identificação e intervenção em brincadeiras preconceituosas. Crianças mais seguras e orgulhosas de seus pertencimentos etnicorraciais, maior identificação com as personagens representadas, desejo de protagonizar as histórias, alegria por verem seus rostos expostos de forma positiva e resgate de valores civilizatórios. Pais participantes e envolvidos com as atividades pedagógicas desenvolvidas e no companhamento dos filhos (as).
Anne Carvalheiro de Souto, Glória Jesus Lima, Joalice Santos Guerra, Lúcia Inês Pinella Trefs, Maria Neusa S. P. Peroni, Raquel Rodrigues do Prado