• Superar o etnocentrismo; • Eliminar o preconceito e a discriminação nas relações etnicorraciais; • Conhecer a história percebendo a desigualdade racial no Brasil
A partir de um cronograma, realizaram-se palestras, discussões e reflexões com os alunos sobre a história etnicorracial no Brasil, superando o etnocentrismo e o eurocentrismo.
• Palestras para os alunos da Escola com professores de História e professores que participaram de cursos ligados a GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA (UAB), para estabelecer discussões e reflexões sobre a história das relações etnicorraciais e sobre a desigualdade racial e social. • Gincana Recreativa envolvendo todos os alunos da Escola, para integração e superação de discriminações. • Pesquisas realizadas pelos alunos • Entrevistas com sujeitos que sofreram preconceitos e discriminação, reflexão com todos a partir da desigualdade.
Todos os alunos, no decorrer do projeto, participaram intensamente e envolveram-se. Mudanças de comportamentos e atitudes de alunos e professores. Alunos que sofreram discriminação e preconceito fizeram seus depoimentos e relataram sua alegria em serem tratados com “IGUALDADE DE DIREITOS”.
Adriana Carneiro, Éderson Cortelline e Maria Konfidera