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A busca pela cidadania dos afrodescendentes no espaço escolar: uma ruptura na educação esbranquiçada.

Objetivo

Trabalhar a afrodescendência de forma interdisciplinar, formando assim um elo de conhecimento sobre as questões que envolvam o povo africano e seus descendentes no Brasil: identificando e combatendo as formas de preconceito e discriminação racial existentes na sociedade e reproduzidas no ambiente escolar.

Metodologia

Inserção da temática no currículo da escola (Matriz Curricular, PDE e PPP), abordagem do Projeto `Afro` no Prêmio Nacional de Gestão Escolar 2009. Estudo sobre a LDB alterada pela Lei 10.639/03. Pesquisas bibliográficas. Debates. Exposição Cultural. Confecções de painéis, gravuras, charges e pinturas. Palestra: as religiões afro-brasileiras. Pesquisas de campo. Participação em feiras culturais regionais. Seminários. Exibição de filmes que abordam a cultura afrodescendente. Aula de campo no Museu do Negro Liberto em Redenção, Ceará. Apresentação de peças teatrais e danças de origem afro-brasileira.

Atividades

Lançamento do projeto na comunidade escolar, onde foi abordada a trajetória dos negros na História do Brasil, bem como a luta pela cidadania negada aos afrodescendentes. Esclarecimento da LDB alterada pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório na Educação Básica, públicas e particulares, o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Pesquisa sobre a Identidade cultural dos afrodescendentes e a sua participação na área social, econômica e política do país. Pesquisa sobre a religiosidade africana. Estudo da trajetória de luta dos negros pela cidadania. Palestra sobre religiões de matriz africana. Aula de campo. Mostra cultural: exposições de trabalhos (painéis, charges, desenhos, pinturas, danças, capoeira, maculelê, peças teatrais e recitais). Apresentação de alguns dos trabalhos em outras unidades escolares. Participação na feira cultural regional da 16ª CREDE.

Resultados

Mobilização e participação de toda a comunidade escolar no projeto. O envolvimento e dedicação dos professores. Também o desempenho e interesse dos alunos, que participaram de todas as atividades propostas e se mostraram sensíveis diante da condição desumana e de submissão dos afrodescendentes excluídos de cidadania. Percebe-se que os envolvidos no projeto tornaram-se mais conscientes frente ao preconceito racial.

Docentes

Elia Maria de Souza, Emerson Teles Viana, Karliane Pinheiro de Andrade, Maria de Jesus Lourenço, Maria lriane de Souza, Mônica Ivo dos Santos e Tiago Ítalo Ferreira da Silva.

Imagens