Atender a dois pré-requisitos básicos: o exercício da cidadania e a vivência dos valores através da apropriação da arte e da cultura, como ferramentas necessárias para estar num mundo formado por sociedades que reproduzem preconceitos e desigualdades sociais, e resgatar a herança africana, cuja história fora esquecida e ignorada ao longo do tempo.
• Pesquisa realizada pelos alunos da Unidade Escolar Serafim José de Brito, buscando dentro da própria comunidade traços da cultura africana na música, dança, alimentação, esporte, luta e brincadeiras; • Buscar junto às comunidades quilombolas informações acerca do seu modo de vida, hábitos e costumes, fazendo um paralelo com as antigas tribos africanas; • Apresentação dos resultados das pesquisas com exposições de danças, músicas, relatos de moradores quilombolas, poesia, teatro, brincadeira, jogos, comidas típicas, palestras, indumentárias africanas, escolha da beleza negra da escola; • Oficinas (hip-hop, percussão afro, artesanato e capoeira).
• Palestra: `Um Olhar Negro`. • Capoeira com demonstrações coreográficas de grupos compostos por alunos. • Musicalidade de contextualização negra – com a participação de cantores amadores da escola e do município, com repertório de raízes. • Coreografias fundamentadas nas raízes negras – com a participação de grupos de alunos advindos das comunidades quilombolas locais. • Teatralidade interpretativa de textos da cultura africana –monólogos, poesias etc. • Desfile para escolha da Beleza Negra da escola. • Lendas, história e costumes das comunidades quilombolas de campo Grande do Piauí. • Barraca `culinária africana`. • Documentário das comunidades quilombolas do município de Campo Grande do Piauí feito pelos alunos sob orientação dos Professores de História e de Sociologia
Conquistamos a admiração dos nossos alunos pela cultura, devido às pesquisas realizadas acerca do tema. A grande maioria dos alunos aprendeu a valorizar e argumentar a favor de nossa cultura. Agora é notável o orgulho dos alunos das comunidades quilombolas em expor suas tradições antes negadas.
Projeto elaborado e coordenado por Marinete Rosa de Sousa Silva e Maria Sandra de Sousa.
Outros professores envolvidos: Manoel Júnior, Jaime Neto, Josefa Cleidiana, Maria Luciene, José Enildo, Maria do Socorro, Eliciana Alves, Janaiane Anjos, Gorete do Carmo, José de Carvalho, Elivaneide Sousa, Maria Carleide, Ana Águida, Tássia Kelly e Talvanys Oliveira.