Retomada de conteúdos estratégicos, dinâmicos e metodológicos para o pleno desenvolvimento dos alunos e erradicação do racismo e preconceito existente na sociedade brasileira e de outros povos do mundo
No início da semana pedagógica de 2009, o tema escolhido para a leitura, debate e reflexões, foi sobre relações etnicorraciais. Essas atividades possibilitaram a sensibilização do corpo docente e a tomada de decisões para desenvolver o projeto. A introdução do tema para os alunos se deu por meio de problematizações seguidas de leituras, pesquisas, debates, reflexões, filmes, produções de textos, painéis, máscaras, teatro, danças, oficina de capoeira, trabalho com mapas, Atlas geográfico, oficina de contação de história e visita as comunidades Remanescente Quilombola e Avá-Guarani.
• Debates, leituras e reflexões na semana pedagógica sobre as relações etnicorraciais, que possibilitam a sensibilização do corpo docente para a atividade pedagógica. • Fórum escolar sobre `Orientações` e ações de cidadania para a educação das relações etnicorraciais envolvendo alunos e professores. • Realizou-se uma visita à comunidade Remanescente Quilombola e à Comunidade Avá-Guarani de São Miguel do Iguaçu para conhecer sua história de vida e a realidade atual. Após recolheu-se fontes históricas para embasar a pesquisa. • Na sala de aula, na disciplina de História, os alunos analisaram o material e as fotos das visitas. Foi trabalhada a diversidade cultural, o trabalho escravo, os costumes, a religião, a economia, enfim, a importância dos povos negros e indígenas na formação da nossa cultura. • Construção de painel na disciplina de Arte e História sobre a questão racial, destacando nessa atividade as relações entre descendentes de africanos, indígenas, europeus e outros povos. Desenvolveram-se oficinas com o grupo Raça de Capoeira para demonstrar que através da dança se preserva a cultura africana. Essa atividade teve envolvimento de toda a comunidade escolar. • Oficina de teatro, produções de máscaras e adereços na disciplina de Arte e História, utilizando materiais da natureza como: cascas, folhas e palhada, relacionando essas produções às manifestações artísticas e valorizando assim a cultura africana em sua essência. • Nas aulas de Ciências os alunos pesquisaram sobre as contribuições dos povos africanos para a medicina, a agricultura e técnicas de plantio, irrigação e tecnologia no Brasil.
Os resultados puderam ser percebidos em forma de mudanças de atitudes por parte dos alunos, que demonstraram compreender a importância de combater o preconceito e a discriminação reconhecendo a participação dos africanos, afrodescendentes e indígenas na produção de riquezas materiais e imateriais da sociedade brasileira. Avaliamos como positivo o processo de aprendizagem dos estudantes que conheceram a realidade da comunidade Avá-Guarani e remanescentes de quilombolas e aprenderam não só a respeitar, mas principalmente a valorizar. Essa atividade teve envolvimento de toda a comunidade escolar e hoje o Colégio Parigot apresenta uma realidade menos excludente, com mais respeito às diversidades.
PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS ENVOLVIDOS: Ayala Rejane Guerreiro, Cíntia Sparenberg, Dilma Rovaris Garlini, Rejane Maria Christ Ghellere, Vera Lucia Christ Raimundi, Ariana
Solange Marschal Tavares, Jaime Emir Bogorni, Fátima Mariza Vargas Dstefane, Rosemeri Aparecida da Silva, Dirlei Bach, Alciane Guizzo, Ana Paula Lemos Kostezcka Andrade e Patrick
Bellei.