Consolidar a ação Uh-Batuk-Erê como referência de trabalho na questão das diversidades socioculturais em consonância com os temas transversais propostos pela LDB/96 e os PCNs, a Lei 11.645/08 e as Orientações Curriculares para a Educação Etnicorracial da SME.
Pesquisa e levantamento de dados, visando a identificação da comunidade na questão da diversidade sociocultural; reflexão e formação contínua; acompanhamento do processo e registros da produção e dos indicadores de mudança da postura no espaço escolar e nas comunidades por onde se apresentam; interação e avaliação final para elaboração de novas metas na continuidade do projeto.
Oficinas de formação afro-indígenas que contemplam: identidades e ritmos, o corpo como expressão, canto e oralidade, arte popular e artesanato, protagonismo juvenil e multimídia. Trilhas culturais: visitas a espaços externos de formação como museus, exposições, casas de cultura e produções da diversidade cultural, bem como participação em concursos e prêmios da temática. Espaços para as ações: oficinas de formação com avaliações e encaminhamentos; ensaios; dinâmicas; interações; encontros; fóruns e apresentações para a comunidade.
A atuação e envolvimento dos protagonistas e multiplicadores da ação Uh-Batuk-Erê, com olhar na diversidade cultural e trabalho na dimensão comunitária, possibilitaram ações dialógicas que minimizam as exclusões, os preconceitos, as discriminações e as desigualdades, intensificando a relação como grupo e o compartilhamento de ações coletivas no espaço escolar.
DIREÇÃO ESCOLAR: Rose Mary Postilhone de Oliveira
COORDENADOR DA AÇÃO: Prof. Edson Azevedo Barboza