Transmitir o legado cultural sul-matogrossense interagindo com o processo de construção da ferrovia, que foi determinante para o desenvolvimento do Estado, com a participação efetiva dos indígenas Terenas que estavam estabelecidos nesse local. O projeto afigura-se um amplo recurso de ensino, centrado nos bens culturais legados pela ancestralidade.
Pesquisa da história da ferrovia e a dos indígenas Terenas pelos alunos na biblioteca e na sala de tecnologia da escola; encontro com a cacique e outros indígenas que tiveram participação no processo de construção da ferrovia; editar o material (fotos, entrevistas orais, vídeos etc.) para a produção do documentário; organizar a participação na culminância.
Visitas às comunidades indígenas Terenas; visitas aos patrimônios históricos e culturais ligados à ferrovia; entrevistas e filmagens dos integrantes da Comunidade Indígena Terena da `Aldeia Urbana Marçal de Souza`; produção do documentário em vídeo; culminância do projeto, apresentação do vídeo documentário e entrega da revista sobre os projetos das escolas municipais.
Valorização da cultura indígena e reconhecimento da ancestralidade por parte dos alunos da escola e também a aquisição de conhecimento sobre a história do Estado do Mato Grosso do Sul e dos povos indígenas da região.
Cléia Aparecida (Diretora), Vicência (Direção Adjunta), Edela (Supervisora), Dejair (História), Silvia Pereira (L. Portuguesa) e Rodrigo (Matemática).