Voltar

Projeto “Comunidade Tia Eva: O Cabelo Como Forma de Expressão

Objetivo

Identificar o cabelo crespo como identidade, liberdade e expressão do afrodescendente, relacionando essas características físicas como fatores determinantes, étnicos e culturais. Desenvolver o conhecimento e a valorização da cultura negra em nossa cidade.

Metodologia

Visita à comunidade dos descendentes de Tia Eva; pesquisa sobre a História da comunidade; pesquisa sobre as características dos cabelos e vestimentas dos africanos que vieram para o Brasil Colônia; registro da festa tradicional de São Benedito; discussões e debates.

Atividades

Visitas à comunidade quilombola Tia Eva; participação da Festa de São Benedito, ocorrida na comunidade; palestra sobre cultura afro, utilizando o material da `Cor da Cultura`; Oficina de Tranças: transformação dos cabelos em rastafári, para valorização uma das características afro; Oficina de Adinkra para a elaboração de vestimentas africanas e apresentação de cabelos e vestimentas africanas através de desfile de alunos.

Resultados

A escola conseguiu atingir melhorias no processo de ensino-aprendizagem, através da valorização da autoestima dos alunos, que na sua grande maioria se reconhece como afrodescendentes

Docentes

Cléia Aparecida (Diretora), Marcia (Diretora Adjunta), Sheila e Edela (Supervisoras), Dejair (História), Edna (História) e Cláudia (Artes).

Imagens