Compreender o processo de formação étnico-cultural do povo brasileiro dando visibilidade às matrizes africanas e indígenas, fortalecendo o sentimento identitário da comunidade escolar e o respeito à diversidade racial para a promoção de uma convivência respeitosa entre a comunidade.
O projeto prioriza a busca da informação sobre o tema, favorecendo a fundamentação teórica adequada para o desenvolvimento das ideias, gerando assim a construção de habilidades leitoras e escritoras criativas, através de apresentações culturais, palestras, exibição de filmes, documentários e visitas a museus. Todo o trabalho desenvolvido culminou com a Mostra Cultural no mês de novembro.
1ª Fase do projeto Pesquisa temática, palestras, contação de Histórias, exibição de filmes, construção de painéis, cartazes e murais informativos e leitura de textos diversos. 2ª Fase do Projeto Mostra Cultural com exposição dos trabalhos desenvolvidos durante todo o projeto. Apresentação Cultural: coreografias, danças, apresentação de capoeira e dramatizações.
O educando desenvolveu habilidades de leitura e escrita na busca da informação para o desenvolvimento do projeto, contribuindo para a melhoria do seu desempenho em todas as áreas do conhecimento. Sentindo-se parte integrante do projeto, o educando ressignifica sua identidade, eleva a autoestima e realiza ações efetivas em sua comunidade.
Andrelita de Souza Silva, Adenil da S. Santos, Antônia dos S. Silva, Carlos Eduardo C. Massa, Cátia Valentina Santos, Célia de S. Carvalho, Cláudia Regina M. de Oliveira, Cláudia Verena Ceita, Cláudia N. dos Ramos, Cybelle da Silva Lobão, Cícero Cassiano da S. Nascimento, Eliane S. da Silva, Élson Morais Alves, Jaciara Pereira Mendes, Isabel Regina Nunes de
Barros, Kátia Smera Nunes, Luizete de Souza Braz, Marta Cunha Costa, Mônica Neri dos Santos, Rose Mary S. dos Santos, Otto Marques de Freitas Filho, Roberta Renilda F. dos Santos, Safira S. M. de Aquino, Vânia Sampaio Botelho.