• Resgatar os valores que se encontram adormecidos; • Propiciar movimentos através da prática da capoeira (cinestesia); • Implementar a LDB alterada pela Lei 10.639/03; • Ser autor da própria história e agente de transformação social.
Atividades lúdicas, músicas, dinâmicas de grupo, jogos, danças, exploração de instrumentos musicais, oficinas de objetos afro, instrumentos musicais e adornos, pesquisas, excursões a museus e cidades da região e uso de acervo afro. Ensaios (apresentação) de coral, roda de capoeira, confecção de cartazes, degustação de comidas típicas; leitura e produção de textos e confecções de mapas e esculturas.
Atividades desenvolvidas aliadas às aulas de Capoeira: 1. Artes plásticas 2. Confecção de máscara 3. Releitura de obras 4. Leitura de livros temáticos 5. Pesquisas 6. Artes Cênicas 7. Musicalização 8. Confecção de instrumentos (pau-de-chuva, berimbau e xequerê) 9. Participação em festivais culturais (em outros locais e municípios vizinhos) 10. Apresentações de capoeira, maculelê, dança com referência as matrizes africanas dentro da escola, no município e fora do município.
A maior conquista alcançada foi a adesão de muitos alunos, que não queriam permanecer em sala de aula, desmotivados, faltosos e que hoje têm interesse maior com relação a outros conteúdos, visão de mundo diferente, respeito à diversidade e a certeza de que são agentes de transformação desta comunidade da qual fazem parte.
Adriana, Sonia, Donizete e Marcela Rosana.