O trabalho tem como objetivo geral valorizar a pessoa humana, através da valorização cultural de suas próprias origens. Valorização e respeito de si mesmo e do outro, consciência crítica, solidariedade, autoestima e identidade, criatividade e estética. Valorização da cultura africana e afro-brasileira e da cultura indígena.
A metodologia foi concebida para privilegiar os interesses das crianças atendidas nos conteúdos trabalhados em espaços democráticos, que propiciam o protagonismo das crianças e o diálogo para uma educação cidadã. O trabalho acompanha e avalia as atividades de modo participativo. Semanalmente acontece a reunião com a equipe de educadores, avaliando a prática, achando soluções novas, discutindo problemas ou partilhando alegrias e resultados.
O trabalho é formado por dois módulos: a vivência cultural africana e afro-brasileira `Ojó Odé`, e a vivência cultural indígena `Porancê Poranga`, que seguem metodologicamente o mesmo esquema: • Encontro e caracterização com elementos de cada cultura • Roda de cantos, toques e danças • Contação de um Mito • Vivência em oficinas • Festa com banquete cultural. As oficinas realizadas são: Capoeira angola, percussão, dança, canto, tecelagem, modelagem em barro, estética (penteados e adornos), pintura em batik, brincadeiras e jogo do Ori, mandalas e culinárias na vivência africana; trançados em palha, construção de instrumentos, grafismo indígena, brinquedos e brincadeiras, modelagem em barro, adornos e arte plumária e culinária na vivência indígena.
• Desenvolvimento mais harmônico da criança, com uma percepção valorizada de si mesmo, sua identidade e do seu próprio mundo cultural. • Conquista de autoestima, maior coragem de se expor, confiança e criatividade. • Desenvolvimento da capacidade de escolher, priorizar, emitir opiniões, formular críticas, avaliar e modificar pensamentos e atitudes.
Rosângela Madga de Oliveira Souza, Emicléia Alves Pinheiro, Adriana Ferreira Rebouças,
Renata Tavares de Brito Falleti.