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Preconceito: Ajude-me a olhar!

Objetivo

Conhecer a história e a cultura do continente africano, obtendo assim mecanismos para conhecer um Brasil fortemente marcado pela cultura africana, numa perspectiva de mobilização e mudança de mentalidade preconceituosa, contribuindo para o cumprimento da LDB alterada pela Lei 10.639/03.

Metodologia

- Realização de sessões de estudo e pesquisa interdisciplinares de conteúdos com a comunidade escolar referentes às temáticas: LDB alterada pela Lei 10.639/03. - História e Cultura da África e Afro-Brasileira e Religiões de Matriz Africana sob a orientação de grupos dos movimentos sociais envolvidos com as referidas temáticas. - Interação dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedi mentais através de palestras, minicursos, oficinas, expressões artísticas e corporais. - Organização dos alunos por séries, de modo que cada série dedicou-se a uma temática com atividades de pesquisa, sensibilização e socialização dos conhecimentos adquiridos, através de folders, faixas, cartazes, exposições artísticas, dramatizações, músicas, danças, brincadeiras e vídeos, culminando com uma grande festa de confraternização.

Atividades

Sessões de estudos com docentes; palestras com professores da Universidade Federal do Ceará e representantes do Movimento Negro; pesquisas bibliográficas com estudantes; visitas a comunidades de terreiros de Umbanda do bairro da Escola. Oficinas de danças, ritmos e comidas afrobrasileiras; dramatização da Diáspora; apresentação das danças, vestimentas e ritual dos Orixás com adeptos da Umbanda Omolokô; contação de história dos Orixás, contos africanos e histórias da cultura africana pelas professoras; exposição em salas de aula explorando objetos da ritualística das religiões de matriz africana, bem como fotos, maquetes, painéis com conteúdo da História da África, organizada pelos estudantes, e apresentação do Maracatu Nação Iracema do Bairro Jardim Iracema.

Resultados

Implantação de ações referentes à História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no Projeto Político Pedagógico da Escola a partir do ano de 2008 fundamentando o currículo escolar; nova abordagem didática por parte dos docentes; busca por parte da comunidade escolar de mais conhecimentos teóricos sobre a temática; estudos com integrantes do movimento social; compra de livros, vídeos, bonecos que auxiliem o trabalho em sala de aula e a elaboração da Resolução nº 01 do Conselho Escolar, que fortalece a lei já existente sobre a implementação do estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana e o combate ao preconceito racial na escola.

Docentes

GESTORES ENVOLVIDOS: Patrícia Pereira de Matos, Solange Maria Silva Loiola, Luiza Almeida Patriota; Francisca Lima de Morais e Luciana Lima Ramos

Imagens