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Panos de sobrevivência: pedaços de vidas enlaçadas pela moradia e pelo trabalho

Objetivo

Fazer com que as crianças avivassem a memória, recordando sobre a leitura do livro “A Colcha de Retalhos”, sobre si e sua vida, possibilitando suas próprias expressões ao retratarem fatos significativos de sua história. E trabalhar tudo isso no ensino da arte, com beleza e plasticidade.

Metodologia

Utilizamos livros e materiais diversos como recortes de tecido, cola colorida, giz de cera, lápis de cor, linha, botões, praticando um novo conceito em relação ao ensino da arte. Buscamos histórias e objetos pessoais para que os alunos fossem levados a se encontrar com as lembranças, o meio em que vivem, as imagens, os objetos e relatos, comparando os diferentes momentos históricos, não apenas de suas vidas, mas da cidade onde vivem e especialmente do bairro Naspolini.

Atividades

Iniciamos com a leitura do livro “A Colcha de Retalhos” de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro da Silva, que trata do relacionamento de uma avó com seu neto, onde é explicado sobre como são os relacionamentos de nossa vida. A criação de uma “colcha de retalhos”, com sua própria expressão, onde cada aluno faz de sua memória um capítulo a mais em sua vida. As memórias e desenhos individuais uniram-se para formar uma colcha, um encontro, um momento.

Resultados

Houve um grande envolvimento dos alunos, particularmente a utilização da cola colorida e seu efeito de autorrelevo foi um atrativo, com resultado plástico muito bonito. Aqueles simples desenhos de criança, a garatuja, transformaram-se numa “obra” moderna de variadas cores e linhas fabulosas que jamais serão repetidas. É a expressão de um momento que vai ficar na memória. Para além da originalidade, percebemos que contribuímos para formação de pessoas com valores que serão revertidos em ações corretas.

Docentes

Adriana Althoff de Villa

Imagens