Desenvolver ações que visem à aplicação da LDB alterada pelas Leis 10.639/03 e 11.645/08, no intuito de valorizar, respeitar e preservar as tradições culturais materiais e imateriais dos afrodescendentes e indígenas que são sinais de resistência, solidariedade e vida para a educação no mundo globalizado.
Pesquisa de campo, entrevistas, Programas nas Rádios Comunitárias como a 87,9 Nova FM e a 104,9 Miracema FM, pesquisas bibliográficas, apresentação de seminários, produção de textos pelos alunos, aulas expositivas, estudo em grupo, exibição de filmes, debates, simpósio, fórum e visita/turismo e montagem e apresentação de peças de teatro, confecção de murais e painéis.
As ações foram desenvolvidas em quatro etapas: Primeiro, a pesquisa de campo na Rua 31 de março conhecida como “rua dos pretos”. Os alunos constataram que essa identificação surgiu há anos, pois os habitantes na sua maioria eram negros (o pescador, o canoeiro, o batedor de algodão, a dona fiadeira, a doméstica, o professor). São oriundos desta região, alunos e professores, evidência bloco nº 1. A segunda, a Semana dos Povos Indígenas: palestra com especialista em “Direitos Indígenas nos 20 anos da Constituição Federal”. O terceiro foi o Fórum do Conhecimento, com exposição dos principais trabalhos que foram socializados com a comunidade externa. O quarto, visita à Comunidade Quilombola Remanescente da Guerra do Paraguai: Barra da Aroeira no Município de Santa Teresa. Caravana de alunos, professores, pais e membros da comunidade.
Estas experiências proporcionaram aos professores e alunos um grande debate, questionamentos em relação à ocupação e surgimento do município no século XIX com os aldeamentos indígenas, período áureo, chegada dos negros, hoje trabalhada como História oral regional e difundida pelas Rádios Comunitárias. Assim, as Políticas Públicas Etnicorraciais: Os Direitos Indígenas, Quilombola e as Ações Afirmativas são conhecidas e defendidas, nos trabalhos, na escola e na comunidade.
Maria Luiza Barbosa da Silva,
Rosimar Neres de Sousa Oliveira, Maria de Jesus Monteiro,
Silvio Inácio Moreira, Carmina Carvalho, Zanir Jussara,
Fernando Oliveira, Jose Costa e Silva, João Coelho e os
coordenadores Pedagógicos Ivanilene Monteiro, Solimar Alves
dos Santos, e os professores bilíngüe Sinval Xerente, Fernando
Xerente e Rogério Srõne Xerente.