Voltar

Redescobrindo e Valorizando nossa História na perspectiva da Pluralidade Cultural

Objetivo

Resgatar o patrimônio histórico cultural do município de Pinheiro e municípios circunvizinhos, valorizando a diversidade cultural e reconhecendo a importância do negro na formação da identidade cultural do povo brasileiro.

Metodologia

Leitura de obras literárias: “Os Escravos”, “Navio Negreiro”. Veiculação do filme Amistad (Steven Spielberg), documentários sobre as comunidades quilombolas (Canal Futura - Projeto a Cor da Cultura). Palestra com líder do Movimento Negro. Pesquisas bibliográficas e nos grupos organizados da cidade de Pinheiro sobre as contribuições culturais do negro na sociedade brasileira. Estudo do meio ambiente no Quilombo FrechaI e na cidade de Alcântara. Socialização e debates das atividades desenvolvidas por meio do Painel Ilustrativo na Semana da Consciência Negra.

Atividades

Leitura e exibição de material de apoio: poemas “Navio Negreiro” e “Os Escravos” (Castro Alves), filme Amistad (Steven Spielberg), documentários sobre comunidades quilombolas (Canal Futura, TV Escola e Eletrobrás) e programa Heróis de Todo Mundo (Projeto a Cor da Cultura). Palestra na escola com membros do Movimento Negro (Raízes) de Pinheiro/MA, com o objetivo de enfatizar a contribuição da cultura negra na sociedade contemporânea e oportunizar aos alunos tomarem-se multiplicadores da valorização da cultura regional. Pesquisa in loco com o grupo de Tambor de Crioula “Ginga do Zé Macaco”. Estudo do meio ambiente na comunidade quilombola “Quilombo do FrechaI” e na cidade de Alcântara, para realização de pesquisas e entrevistas. Montagem de Painel Ilustrativo na Semana da Consciência Negra.

Resultados

Percebemos ao longo das atividades desenvolvidas a seriedade, o compromisso e o respeito com que os alunos passaram a visualizar tal realidade, além do desejo de aprofundar os estudos sobre a temática. Acreditamos que os objetivos de fato foram alcançados à medida que observamos o envolvimento e a divulgação do que foi aprendido pelos alunos da escola. Foi perceptível o aprendizado adquirido e principalmente o respeito à diversidade, quebrando desta forma “tabus” e reconstruindo conceitos acerca das contribuições do negro na nossa sociedade.

Docentes

Anett Neila França Sousa Silva –História

Imagens