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Etnomatemática: Jogos Milenares da África

Objetivo

Proporcionar aos educandos a implementação da LDB alterada pela Lei 10.639/03, a partir do conhecimento da África e sua diversidade, a partir dos jogos de origem africana, facilitando assim o processo ensino aprendizagem, desenvolvendo raciocínio lógico, nos conteúdos de Matemática, Geografia e Filosofia dos alunos da EJA médio.

Metodologia

Sensibilização dos alunos negros e não negros sobre a África, nossas origens e, principalmente, aprender a respeitar e valorizar a contribuição da cultura africana nas várias áreas do conhecimento humano. Promovendo seções de filmes, visita à comunidade quilombola, rodas de conversas, confecção de mapas, cartazes e jogos (compreender a presença da matemática nos jogos de origem africana), apresentação de seminários e relatos das experiências vividas pelos alunos.

Atividades

• Exibição de filmes com histórias reais e documentários sobrea África. • Trabalho sobre a questão racial utilizando música. • Visitas a Comunidade Remanescente de Quilombo Abacatal, município de Ananindeua, para pesquisar sobre cultura, situação econômica e social. • Pesquisa de jogos de origem África, nome dos países, capitais, população e política. • Confecção de cartazes, mapas e os jogos, apresentados em seminários. • Roda de conversas sobre experiências, opiniões e conhecimentos adquiridos. • Escolha dos melhores trabalhos para apresentar na Programação da Semana da consciência Negra. • Trabalho do conteúdo de sequência e função a partir dos jogos trabalhados, SENAT, SONA e MANCALA.

Resultados

Mudança de comportamento dos alunos não negros, assim como o avanço na aceitação e autoestima dos negros “Ser Negro(a)”, bem como a superação do preconceito, racismo e discriminação sofridos principalmente dentro do ambiente escolar, suas opiniões referentes ao continente africano e à relação etnicorracial.

Docentes

Odalícia Oliveira Neves Conceição
PROFESSORES ENVOLVIDOS: Flávia Adriane Oliveira da Silva e
Paulo Sidney Amaral

Imagens