Registrar, através da metodologia da história oral, a trajetória do movimento quilombola em Bom Jardim. Discutir o conceito de quilombo a partir dos discursos das lideranças. Analisar o processo de ressignificação da identidade quilombola em Bom Jardim. Produzir documentário em vídeo sobre a trajetória do movimento quilombola em Bom Jardim.
A pesquisa em Bom Jardim consistiu em exercício de construção do saber histórico a partir do conceito “Quilombo”. Através da metodologia da história oral foram entrevistados moradores antigos e lideranças que participaram do movimento quilombola. As entrevistas seguiram três eixos básicos: histórias contadas pelos antigos, gênese do movimento quilombola e o significado de quilombo. Além das entrevistas, foram analisados artigos de jornais da década de 1990.
Para desenvolver a pesquisa inicialmente foi abordada em classe a relevância do estudo da África, através de textos e análise de documentários e filmes. Em seguida, os alunos foram desafiados a estudar e elaborar ficha de leitura de textos que abordavam temas como quilombo, memória, identidade e poder; além disso, oficinas de metodologia da história oral e produção de vídeo foram organizadas para os alunos elaborarem roteiros de entrevista e de filmagem; pesquisa em jornais no Instituto Boanerges Sena; visitas à Federação dos Quilombos de Santarém e no quilombo Bom Jardim para a realização de entrevistas e filmagem; transcrição de entrevistas e análise; filmagem; registro fotográfico; produção do documentário; produção de artigo e produção de documentário em vídeo. Outra atividade desenvolvida pelos alunos foi a participação da programação do Dia da Consciência Negra realizada em Murumuru e exposição do trabalho no campus universitário de Santarém – UFPA e Feiras Regionais.
O resultado do trabalho foi a produção de artigo e documentário em vídeo. O artigo teve por objetivo discutir a trajetória das lideranças quilombolas de Bom Jardim na luta pela titulação da terra. O documentário traduziu material didático que sintetiza o discurso das lideranças nesse processo, destacando as lembranças e o significado de quilombola no contexto do movimento atual. O documentário foi produzido pelos alunos de Ensino Médio no laboratório da escola. Os programas utilizados para a produção do vídeo foram o Linux e o Cinelera.
Cláudia Laurido Figueira