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Projeto Pérola Negra - Renascimento Africano em Terras Brasileiras

Objetivo

• Efetivar a legislação da temática da Educação etnicorracial; • Cotidianizar ações educativas e culturais de valorização das manifestações afro-brasileira e indígena, aumentando a auto -estima de indivíduos não-brancos; • Sensibilizar e oportunizar a formação de professores, prepa rando-os para desenvolverem uma educação etnicorracial mais efetiva, eficiente e eficaz.

Metodologia

A metodologia se desenvolve através de sensibilização e de construção prática-teórica com professores, gestores e alunos, além da sensibilização de parceiros fora do ambiente escolar. A intenção é ampliar a execução do projeto em outras escolas da rede estadual e da rede municipal. Em todas as fases houve a participação de todos os envolvidos na construção de novos saberes e na construção de uma autoestima positiva dos indivíduos não-brancos, repudiando toda e qualquer forma de preconceito e discriminação e valorizando nossa herança africana e indígena.

Atividades

1) Palestras de sensibilização e planejamento: gestores, professores, alunos, Grêmio Estudantil, Secretários de Educação e Cultura e Câmara Municipal; 2) Oficinas de capacitação: professores e alunos gremistas; 3) Execução de aulas teóricas e práticas: Estudo e reflexão de textos e imagens; Pesquisa de Campo: “Nossa Escola Combate a Discriminação?” e tabulação em dados estatísticos; Concurso Literário e Artes Visuais; produção de painéis temáticos; números artísticos; produção de seminários pelos alunos - Civilizações Africanas; 4) Articulação para aprovação de Projeto de Lei junto à Câmara Municipal; 5) Culminância - Dia da Consciência Negra: passeata, sessão da Câmara; apresentação de grupos artísticos das regiões dos trabalhos produzidos e desfile Beleza Negra.

Resultados

• Sensibilização e envolvimento de diversos segmentos da sociedade nas discussões sobre as relações e a educação etnicorracial; • Professores mais preparados para efetivarem a educação etnicorracial; • Valorização da imagem e da autoestima de alunos e indivíduos não-brancos; • Lei Municipal: incentiva estudos da temática afrodescendente e indígena nas escolas municipais e inclui o Dia da Consciência Negra nas festividades locais.

Docentes

Edna Carvalho - LP; Klaudenir
Ferreira - LE; Conceição Nascimento - LE; Leiliane Guimarães
- ARTE; Ildiana Azevedo - EF; Roberto Vasconcelos Chaves - FIL/
SOC; Alex Araújo - GEO; Estevão Silveira e Socorro Brandão -
HIST; Edilene Silva - BIO; Edcarlos Vasconcelos – MAT
APOIO INDISPENSÁVEL: Núcleo Gestor: Fabiana Carvalho,
Erisvan Alves, Gillenê Vasconcelos e Nágila Freitas; Profª do
Lie: Cáritas Nogueira; Prof. de Química e Física: Emanuel Bento
e Marília Marinho e Centro de Multimeios
PARCERIAS IMPRESCINDÍVEIS: Secretaria de Cultura e Turismo;
Secretaria de Educação; 3ª CREDE e Câmara Legislativa Municipal de Acaraú

Imagens