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Historiando as Expressões Culturais Afro-Brasileiras no Ambiente Escolar

Objetivo

Reconhecer a influência e a contribuição da História e da cultura africana e dos afrodescendentes na formação do povo brasileiro, valorizando suas expressões artísticas e culturais para promoção do respeito às relações etnicorraciais, construção de identidades e repúdio às discriminações.

Metodologia

O “Historiando as Expressões Culturais Afro-Brasileiras no Ambiente Escolar” foi desenvolvido através da criação de oficinas temáticas (Afro Arte) sobre as relações etnicorraciais. Essas oficinas se efetivaram com pesquisas onde os alunos tiveram a oportunidade de utilizar as mais diversas manifestações artísticas e culturais, tais como teatro, poesia, pintura, dança e música, como forma de fazer uma releitura da história e cultura afro-brasileira, buscando na igualdade o respeito à diferença.

Atividades

Análise das imagens, ideias e representações sobre o continente africano veiculado pelas mídias e livro didático, entre outros. Pesquisa sobre curiosidade do continente africano e produção de estandartes, criando frases de respeito à diversidade etnicorracial. Elaboração de uma ficha de identificação na comunidade das expressões culturais: capoeira, grafite, hip-hop, samba compondo um mosaico de tradições em um caldeirão vibrante que alimenta a produção cultural do município de Maracanaú e transforma o ambiente escolar em uma teia pluriétnica de ritmos e cores; produção de cordéis, textos diversos, painéis (desenhos e pinturas) sobre a temática africanidades e roda de conversa, seguida de relato oral com histórias de vida dos representantes de terreiros e afrodescendentes, entre outras ações.

Resultados

A partir da realização do projeto, percebemos que o sentimento de pertença aflorou em alguns de nossos estudantes que outrora rejeitavam sua herança étnica; bem como contribuiu para a melhoria das relações interpessoais minimizando as discrimina- ções e promovendo o respeito à diversidade etnicorracial. Outro resultado foi o despertar da importância de se trabalhar as relações etnicorraciais nas demais disciplinas, fato este que provocou iniciativas interdisciplinares sobre o tema.

Docentes

Sérgio Murilo Batista Barros

Imagens