Sensibilizar os alunos para temática etnicorracial; levá-los a pensar sobre sua identidade negra na medida em que sua própria imagem é usada para contar histórias de África; colocá-los em contato com o cinema e levá-los a ler e escrever de forma contextualizada e criativa.
Leitura extraclasse, produção de textos, aulas expositivas, atendimento individual e trabalhos em grupo.
Os alunos leram os livros constantes no Kit de Literatura Afro e, em seguida fizeram, em grupo, um resumo da história. Com o resumo em mãos e a turma dividida em grupos, a professora levou modelos de roteiros cinematográficos e explicou como se constrói esse tipo de texto e para quê serve. Os alunos, então receberam fichas padronizadas para que cada grupo construísse o seu próprio roteiro. Passando por alguns momentos de reescrita, os roteiros foram digitados pela professora e repassados à equipe de filmagem (Produtora Café Pingado Filmes, que realizou a oficina de Cinema). Para a produção dos filmes, os alunos precisaram voltar à leitura dos livros várias vezes até se apropriarem do texto.
Com a produção dos filmes, os alunos foram levados a pensar sobre sua própria identidade, uma vez que seus corpos foram usados para narrar histórias vividas por personagens africanos. Além da Leitura e da Escrita, o projeto ajudou a inserir a discussão etnicorracial nas aulas de Língua Portuguesa.
Maria de Fátima Bessa Soares