Proporcionar ao aluno a realização de estudo que permeie a discussão sobre a história e a cultura afro-brasileira, bem como perceber as práticas racistas no contexto escolar
Como melhor maneira de trabalhar a temática, utilizei apostilas com textos sobre raça e racismo, aula expositiva, pesquisa, apresentações de pesquisas pelos alunos, pintura, produção textual e seus derivados, projeções cinematográficas, documentários, materiais pedagógicos e bibliografia diversa nas discussões.
Ao longo destes três anos foram realizadas as seguintes atividades: análise de texto sobre a temática, filmes, produção de texto, produção de charges, quebra-cabeça, obra literária, cadernos de receitas, dicionário com palavras africanas, apresentações culturais, palestras e oficinas.
Ao longo desse período, percebi o quanto as crianças foram resistentes em trabalhar o tema, mas na medida do possível elas foram percebendo a grande importância de discutir essas situações que estavam atrapalhando o bom andamento delas. Hoje percebo que o relacionamento entre elas é outro, em todas as atividades realizadas.
Não Informado