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Projeto Orgulho e Consciência Negra

Objetivo

Democratizar o espaço escolar, valorizando e interagindo com as matizes que o formam, para que os nossos alunos possam conviver bem com a diversidade. Resgatar o orgulho da comunidade negra e possibilitar que todos conheçam sua história vitoriosa e aprendam a ter respeito por si e por aqueles que convivem em nossa escola e na sociedade.

Metodologia

O projeto foi desenvolvido considerando momentos em que toda comunidade escolar esteve presente na escola. No primeiro bimestre tem a festa da família, então desenvolvo o trabalho aproveitando a diversidade presente nas famílias. No segundo tem a festa junina, ótimo momento para trabalhar a diversidade cultural. No terceiro tem a feira de ciência, tecnologia e literatura, momento para se trabalhar contos africanos. No quarto há um maior destaque para cultura africana e afro-brasileira por conta da culminância do projeto.

Atividades

Pesquisa socioantropológica da turma; estudo da linha do tempo com os grupos que formam o país; montagem da árvore genealógica; apreciação de slides com características culturais dos grupos que formam o país; apreciação de músicas com diferentes ritmos; momento GRIOT (ouvindo e contando histórias, lendas e contos africanos); apreciação de filmes como “Kiriku e a Feiticeira”, “Kiriku e os Animais Selvagens”, “Vista minha Pele”, “Livros animados e Heróis do mundo” do programa A Cor da Cultura; visita à exposição “Africanidades”, organizada pelo sindicato dos professores do DF; reflexões sobre provérbios de diferentes grupos étnicos; confecção de painel para a exposição; montagem do coral Afro-Brasilidade para apresentar o Hino à África do Sul e outras músicas que destacam a cultura africana e afro-brasileira no dia 20 de novembro, dia da culminância do projeto.

Resultados

Percebe-se que a autoestima dos alunos negros vem aumentando. Os alunos negros e não negros da escola passaram a valorizar as diferentes culturas e, de acordo com depoimentos dos mesmos, isso é refletido na comunidade, pois quando presenciam situações preconceituosas sabem resolver os conflitos de forma inteligente. Agressões físicas motivadas por apelidos pejorativos já não existem, todos compreendem que tem uma identidade, uma origem, um jeito de ser próprio e ao mesmo tempo comum.

Docentes

Marcos Lopes dos Reis

Imagens