Voltar

Nem Chá, Nem Café: degustamos história e cultura negra

Objetivo

Proporcionar reflexão relacionada à História e Cultura Afro-Brasileira a partir das produções literárias, apresentando sugestões práticas, não como verdades ou receitas, mas como possibilidades a serem construídas, ampliadas, reinventadas e enriquecidas com a criatividade dos professores e alunos, bem como repudiar qualquer forma de relação preconceituosa, discriminatória e excludente.

Metodologia

O Projeto é desenvolvido em sala de aula, na biblioteca e espaços dentro e fora da escola que possibilitem interação com as histórias, uma vez ao mês, de abril a novembro. Iniciamos escolhendo os livros que serão trabalhados a cada mês, providenciamos materiais de suporte, tais como filmes, músicas, jogos entre outros e encaminhamos atividades de registro como compreensão das histórias (desenho, pintura, colagem) e dramatização, entre outros. No mês de novembro, semana de comemoração a Zumbi dos Palmares, organizamos uma atividade cultural com apresentações artísticas diversas.

Atividades

Leitura e reflexão das histórias; elaboração e exposição de trabalhos; jogos; visitas/passeios fora da escola; preparação de refeições a partir da culinária afro-brasileira; atividade cultural em novembro, e neste ano de 2010 estamos com o I Encontro de Capacitação.

Resultados

Os alunos percebem e valorizam as manifestações culturais afro-brasileiras; apresentam e desenvolvem cuidados consigo e com os outros, numa relação fraterna de reconhecimento as diferenças; repudiam qualquer forma de relação preconceituosa, discriminatória e excludente (apelidos, linguagens pejorativas); contribuem no cuidado com o ambiente, organizando um acervo dos trabalhos para exposição; percebem que podemos nos relacionar a partir do que nos traz a filosofia africana, que não existem vencedores e vencidos, mas que o outro sempre tem a oportunidade do recomeço.

Docentes

Marielda Barcellos Medeiros

Imagens