Voltar

Diferentes sim, Desiguais nunca!

Objetivo

• Discutir e questionar o que é preconceito etnicorracial, discriminação e exclusão; • Conscientizar as crianças da necessidade de compreendere respeitar a diversidade etnicorracial, as diferenças físicas e de gênero, para a formação de uma sociedade igualitária; • Contribuir para a campanha da Cultura da Paz. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Incentivar o gosto pela leitura de histórias narradas; • Desenvolver habilidade de escrever frases a partir de gravuras; • Interpretar fatos da história a partir de perguntas sugeridas; • Tratar a questão das diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra.

Metodologia

Momento 1: Com o livro “Menina Bonita do Laço de Fita” nas mãos iniciou-se uma conversa informal com as crianças: Com quem a gente se parece? Todas as pessoas são iguais? Mostrei a capa do livro “Menina Bonita do Laço de Fita” e perguntei: Quem será essa menina? Como ela é? Quais as suas características? Como ela parece estar se sentindo? Em seguida, foi feita a leitura do livro pela professora Catarina Ramalho. Momento 2: Trabalhei oralmente as características físicas da menina, associando às comparações do texto. Em seguida, realizei a interpretação do livro: Qual era a cor da pele da menina? Parecia com o que? Quem se lembra? Qual a conclusão que o coelho chegou sobre a cor da pele da menina? Deixei claro para as crianças que cada um de nós tem características próprias, herança da nossa família. Dessa forma, somos únicos, diferentes, mas não desiguais, o que nos torna especiais. Momento 3: Montamos um painel de fotos das pessoas da comunidade, onde estão presentes pais, avós, primos (a maioria delas parentes). Diferenças: não basta reconhecê-Ias é preciso valorizá-Ias. A professora Eliana Cristina fez a leitura das fotos e pediu para que as crianças procurassem em seus parentes alguma característica parecida com a sua. Em seguida, foi verificado que a aluna Stefany apresenta várias semelhanças com a menina da história. Momento 4: Confecção da Caixinha da História, montar a bonequinha negra com a escrita do texto. Foram confeccionados os livros da história “Menina Bonita do Laço de Fita”. Momento 5: Foi xerocado cada personagem da história, as crianças pintaram os desenhos e realizaram o teatro da história. Momento 6: Trabalhando com o mosaico, a atividade era recortar pedacinhos de EVA e montar a personagem da história. Momento 7: Com o auxílio de EVA e terra as crianças do 2° ano fizeram a menina bonita Momento 8: Foi feito o coelhinho da história com as peças do TANGRAN. Momento 9: Abusando da Arte, os alunos ilustraram a história com carvão, muita alegria nessa atividade. Momento 10: Foram confeccionados fantoches de caixinhas de fósforo e as crianças realizaram o teatrinho, mexendo os dedinhos.

Atividades

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos. Cada criança observou-se no espelho da sala e desenhou na folha A4 o que viu e, em seguida, pintou com lápis de cor, giz de cera ou tinta guache.

Resultados

• Respeito às diferenças, só assim formaremos cidadãos de verdade; • Alunos com a estima elevada, não se sentindo discriminados, pois afinal existe uma história onde a heroína tem o mesmo tom de pele que eles; • Alunos críticos e valorizando a sua raça que, afinal, ajudou a formar essa identidade mesclada do povo brasileiro.

Docentes

Célia Cristina Lima Lolico, Catarina Ramalho e Eliana
Cristina de Lima

Imagens