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Teatro e Letramento

Objetivo

• Promover ações afirmativas através de dinâmicas de Leitura Literária Etnicorracial; • Trabalhar a temática Etnicorracial (LDB alterada pela Lei 10.639/03); • Produzir textos teatrais a partir da transposição de gênero textual (narrativo/dramatúrgico); • Reforçar a autoestima dos alunos negros utilizando literatura temática afirmativa: textos/imagens.

Metodologia

Não informado

Atividades

Brinquedos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras; jogos dramáticos destacando a reconstrução de uma identidade etnicorracial negra positiva; dinâmicas de socialização, dinâmicas de autoafirmação; leitura de textos literários etnicorraciais; reconto oral e escrito; produção de textos teatrais; representação plástica dos textos lidos e adaptados para teatro; ensaio das peças; leitura dramática dos textos produzidos coletivamente pelos diferentes grupos; confecção de cenário; apresentação teatral na escola e em outros espaços pertinentes; excursões em salas de teatro para formação de pIateia e laboratório de observação dos atores; visitas à bibliotecas; oficinas de cordel para ampliar o repertório de criatividade, de leitura, de produção textual, de desinibição corporal, oral, rítmica, estética e ética. Apresentação do continente africano através de mapas, vídeos, contos tradicionais africanos, músicas africanas e de matriz africana, aspectos religiosos africanos e afro-brasileiros (orixás, candomblé, umbanda etc.) Através de 02 oficinas semanais de 1 hora, os grupos de 15 a 20 alunos realizam as atividades de aquecimento, estudo sobre África, jogos dramáticos, esquetes, leituras literárias: “A Botija de Ouro” de Joel Rufino; “Betina” de Nilma Lino; “As Panquecas de Mama Panya” de Richard Chamberlin e Mary Chamberlin; “Cadarços Desamarrados” de Madu Costa; e “Kofi e o Menino de Fogo” de Nei Lopes, entre outros. Os três primeiros foram transformados em teatro. Faz-se a representação plástica, o reconto oral e escrito, a adaptação para teatro, as brincadeiras africanas, a confecção de cenário, excursões e ensaios. Formam-se equipes por afinidades: atores, cenógrafos e apoio.

Resultados

Há uma dinâmica de leitura criada e garantida. Houve a produção coletiva de textos teatrais. Um grande número de alunos negros afirmou sua negritude. Criaram-se grupos de teatro afro-descendente na escola. Ampliou-se o debate e as ações sobre racismo e bullying. A autoestima dos alunos negros da escola é visivelmente melhor se comparada ao período anterior ao projeto. Muito será necessário fazer para se alcançar os resultados desejados para a igualdade racial, mas esse conjunto de atividades aponta um caminho frutífero. Outros projetos nesta temática estão se desenvolvendo na escola.

Docentes

Maria do Carmo Ferreira da
Costa; Camila Natali Ferreira; Ana Amélia de Souza Gariano;
Luciana Mara de Almeida; Escyla Cristina Soares; Julio César
Amaro; Stephanie Lima da Silva; Silvio Duarte de Jesus; Rayan
ne Gabrielle de Jesus Almeida; Claudia Pereira da Silva;
Pollyanna Mara dos Reis Gomes; Regina Márcia do
Nascimento Costa; Auro da Silva; Maria Cristina Ferreira
Bicalho; Olga de Souza Silveira; Luciana Mara da Almeida;
Maria da Glória Martins de Melo; Claudio Mafra; Vilma Fátima;
Marcos Antonio; Elvira; Veda; Marta; Marília; Carolina;
Wellington; Bruno; Ana Angélica; Maria de Fátima; Meire e
Maria Alice.

Imagens