Despertar e desenvolver na criança – a partir da música popular brasileira – o gosto musical, percebendo diferentes ritmos, sons e estilos, visando à valorização da nossa herança artística e cultural, assim como a contribuição dos negros, índios e brancos estimulando o respeito à diversidade e à construção da identidade. Respeitando os diferentes movimentos e tendências, favoreceu-se o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, assim como as diferentes áreas de conhecimento.
A metodologia utilizada é a Pedagogia de Projetos, valendo ressaltar que ele foi trabalhado de forma interdisciplinar, repensando a aprendizagem como um movimento indissociável entre as áreas de conhecimento. Outro fator muito importante foi revisar com a turma o que já havíamos trabalhado em cada etapa, pois acredito que a ampliação dos conhecimentos se dá através da construção de novas relações. A observação e o registro eram feitos diariamente, além de selecionar as atividades, fotos e relatos que iriam compor o portfólio do grupo. As músicas escolhidas foram devidamente selecionadas e apresentadas de diferentes maneiras, a fim de aguçar o interesse e respeitar a faixa etária dos mesmos.
As atividades foram desenvolvidas a partir de músicas da MPB, proporcionando o contato com a história da música e com um repertório de qualidade mais apurada, partindo do pressuposto de que o trabalho com a língua materna tem um papel fundamental para ampliação da bagagem linguística das crianças, além de ampliar o conhecimento do meio físico e sociocultural retratado pelas músicas, valorizando a contribuição dos negros, índios e brancos. Cada música era apresentada de uma maneira diferente para aguçar a curiosidade e participação. Foram realizadas peças de teatro, fantoches, exposições, oficinas de músicas e instrumentos musicais, pesquisas, experiências, além de passeios ao museu Afro-Brasileiro e de Etnologia, Praça Vinicius de Moraes, Casa de Música e Teatro Castro Alves onde assistiram a apresentação da orquestra NEOJIBÁ, apresentações do grupo dentro e fora da escola, além de recebermos a visita do arte-educador senegalês Doudou e das crianças do bloco afro Malê Debalê, contribuindo de forma positiva na construção da identidade e do respeito à diversidade e obtendo avanços em todas as áreas de conhecimento.
A partir do projeto, as crianças conheceram novos ritmos e ampliaram o seu repertório musical. Foi constatado também o desenvolvimento da linguagem oral e do vocabulário, possibilitando também avanços na linguagem escrita e demais áreas de conhecimento. A turma aprendeu a trabalhar em grupo, respeitar as diferenças e, principalmente, a serem mais cooperativos uns com os outros, demonstrando orgulho de fazer parte do grupo etnicorracial ao qual pertence, motivo este de grande alegria.
Adriana Rodrigues dos Santos