Valorizar a diversidade etnicorracial com o intuito de respeitar as diferentes expressões e suas características individuais, além de contribuir para a percepção corporal, através das brincadeiras, da musicalidade e da oralidade, essenciais para o desenvolvimento infantil.
Rodas de conversa; pesquisas em livros, revistas, jornais e Internet; apreciação de músicas e realização de movimentos; exibição de filmes e documentários; atividades de linguagem oral, escrita e de arte; visitas a museus; aulas de Capoeira; oficina de confecção de bonecas; apreciação de músicas; banho coletivo e pic-nic com o intuito de desenvolver a percepção corporal e a afetividade tanto referente a si mesmo quanto ao outro.
Levantamento dos conhecimentos sobre a temática e ampliação dos mesmos. Leitura de contos africanos como “Ana e Ana” de Célia Godoy. Exibição do filme “Kiriku e a Feiticeira”; de DVDs, livros animados como “Berimbau”; de um documentário sobre animais da savana “Bichos da África”, entre outras. Desenhos livres; atividades de recorte e colagem sobre os personagens vistos e suas características. Práticas do jogo da Capoeira. Confecção de bonecos com jornais e tecido. Elaboração de livro e CD. Realização de desfile com indumentárias de personagens de certas manifestações afro-descendentes.
As experiências vivenciadas serviram de base para a constru- ção da identidade etnicorracial, aumento da auto-estima e exercício da cidadania entre os envolvidos. Nas crianças, percebeu-se mais que um meio de expressão e socialização, mas uma forma efetiva de comunicação e transformação em atitudes de afetividade. Elas revelaram sensibilidade às diferenças e contemplaram o princípio da corporeidade, conhecendo melhor o seu próprio corpo, respeitando e aceitando o corpo do outro, como possibilidade de trocas, encontros, construções, produção de saberes e conhecimentos coletivizados, compartilhados.
Luzia Campos, Maria da
Conceição Ramos, Antonia Soares, Fabiane Trinta, Neli da
Silva, Zélia Lima, Maria Nilce da Silva, Maria José Melo, Elisângela Ribeiro, Lucilene da Silva, Giovanna Guimarães, Rita Matos, Ranna de Almeida, Marluce de Abreu, Mary Moreira, Eulália Lima, Maria Aparecida Santos, Maria de Fátima Figueiredo, Maria Joana Correia e Anayra Pinheiro.