Realizar ações integradas ao currículo escolar, que fortaleçam a consciência crítico-social e provoquem mudanças significativas na Educação Para a Igualdade Racial, em grupos de estudo com professores e oficinas de teatro e visitas comunitárias com os estudantes.
Um grupo de estudos, formado por professores de áreas diversas se reúne uma vez por semana, realizando leituras de livros, análise de obras, vídeos, artigos de sites e reportagens jornalísticas. Em seguida, este grupo define uma pauta para os encontros temáticos com os estudantes, analisa e insere as contribuições dos alunos; prepara uma agenda de encontros com os estudantes para definir ações na escola e nas comunidades; planeja e realiza as oficinas e apresentações de teatro, dança, percussão e poesia; agenda palestras e seminários; avalia a participação dos estudantes e realiza encontros bimestrais com os pais envolvendo o líder quilombola Martinho Conceição para avaliar a atuação protagonista dos jovens.
• Formação de grupo de estudo com professores; • Oficinas de Teatro e Poesia com os estudantes - temática negra; • Realização das quintas dramáticas na biblioteca escolar; • Palestras e contação de histórias com o Mestre Quilombola Martinho Conceição e estudantes do Ensino Médio; • Eleição do Griô Casa Jovem com exposição permanente de banner no auditório escolar; • Criação do grupo Samba do Segura o Pote com servidores da escola; • Apresentações da Zabelinha e o Enrolador, danças remanescentes de quilombo na escola, nas comunidades e em diversos municípios baianos; • Entrevista do líder quilombola; • Participação no Fórum Nacional da Educação Quilombola; • Caminhada da Consciência Negra em Salvador, Valença e Igrapiúna; seminários com estudantes; visitas comunitárias e debate sobre a Lei 12.288; • Exibição de vídeos e realização de seminários sobre políticas afirmativas; • Palestras e seminários elaborados e produzidos pelos estudantes com acompanhamento de pelo menos um dos professores do Grupo de Estudo.
Elevação da autoestima dos estudantes; melhoria da oralidade e escrita; elevação do desempenho escolar no IDEB de 2,9 (2009) para 3,2 (2011); elevação do índice de leitura na biblioteca, a procura por livros subiu em 40%; melhoria do relacionamento escola comunidade; elevação do desempenho escolar interno de 72% para 91%; participação efetiva dos pais nas reuniões e atividades escolares 95%; visibilidade das ações escolares na mídia local, regional e estadual; conquista do Prêmio Nacional de Gestão Escolar CONSED (2010, ano base 2009) e seleção da UEE entre os doze finalistas do Prêmio Escola Voluntária.
Diretor:
Francisco Cruz do Nascimento
Professor(es) envolvido(s):
Ademário Reis Oliveira, Eberlaine da Mota, Diana Lícia Guerra dos Santos Silva, Alda de Souza, Daniela Reis,
Maria das Graças do Amparo, Tatiane do Amparo, Tarcísio do Amparo, Rafael Caxias, Hamilton Sotero, Solange
Pereira, Gleyde Alzilene, Kreny Lima e Maria José.