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Cidadania, Memórias e Tradições Afrodescendentes

Objetivo

Ampliar o conceito de cidadania, discutindo questões como respeito à diversidade, preconceito, direitos e inclusão; aprender formas respeitosas e solidárias de convivência com membros de etnias diferentes; reconhecer e valorizar o papel das raízes africanas na formação do Brasil e promover maior interação entre os alunos com vistas à diminuição de atitudes preconceituosas.

Metodologia

O levantamento do conhecimento prévio dos discentes sobre situações de discriminação vividas/presenciadas existentes na unidade escolar; aulas expositivas; debates; plenárias; pesquisas; confecção e exposição em painéis e murais; exibição de filmes e documentários; apresentação de músicas e danças; produção de textos e relatórios e avaliação de todo o processo por meio da observação do envolvimento e da mudança de atitude dos alunos a partir da execução do projeto.

Atividades

• Exibição do filme “Crianças Invisíveis” e realização de debates e trabalhos dissertativos; • Estudos da formação da cultura brasileira a partir das pinturas de Debret; • Ampliação dos conceitos: etnocentrismo, preconceito e racismo para desconstruir as bases ideológicas nas quais se sustentam o racismo e a descriminação; • Análise da legislação em torno destas práticas; apontamentos de estereótipos para reflexão de sua abrangência no imaginário da população; conscientização em torno de piadas e anedotas que mascaram as opiniões racistas; registro dos pensamentos, sentimentos e emoções, frente a situações de discriminação vivenciadas, lidas ou ouvidas resultando em mural; • Pesquisa e confecção de painel de personalidades envolvidas na luta a favor da igualdade civil entre negros e brancos; • Reflexão sobre a história e o significado da data de 20 de novembro; • Análise da exclusão étnica a partir do filme Olga; • Rodas de capoeira e samba.

Resultados

O trabalho realizado durante o ano de 2011, com as mais diversas séries presentes na escola, revelaram feridas intocáveis e propiciaram um crescimento e amadurecimento por parte de muitos alunos em torno de atitudes que mecanicamente reproduzimos; contribuindo para uma autorreflexão na busca por uma vivência mais humana e solidária

Docentes

Diretora
Gislene de Sousa David
Professor(es) envolvido(s)
Ewerton Gomes Pereira, Maria Aparecida Chiarelo da Silva (Professores Coordenadores); Maura Sebastiana
da Silva Argente, Vinicius Reinaldo de Paula, Cintia Rosa de Oliveira, Silvia Aparecida Melani Ferraro, Giuliano
Soares de Andrade, Renzo Pansarini, Oilton Nunes Chaves Júnior e Cintia Rosa de Oliveira.

Imagens