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Educação para a Igualdade Étnico-Racial

Objetivo

Possibilitar ao educando o conhecimento apurado das diversidades étnico-raciais presentes em nosso município, almejando que ele interaja de forma consciente com as diferenças culturais existentes no ambiente escolar e em sua comunidade, para que desenvolva a sensibilidade e a capacidade de olhar o próximo com respeito, aceitando as diferenças e colaborando intrinsecamente para seu crescimento moral e socioafetivo.

Metodologia

A metodologia utilizada para execução das ações deu-se através de aulas expositivas dialogadas para introdução da temática; pesquisas bibliográficas, seminários, pesquisa de campo, entrevistas, produção textual, leitura, observação, rodas de conversas, expressão artística, dramatizações, exibição de filmes e construção de textos coletivos. Levantamento de dados sobre a implantação das leis na escola do município; produção de peças de comunicação (jornal mural, gravação em áudio divulgada na cidade através de carro de som, fanzine, folder e difusão dos trabalhos realizados pelos alunos através do Facebook) e painel de vocábulos e expressões locais e regionais, entre outros. A estratégia metodológica de conclusão dos trabalhos deu-se com a construção de álbum das Culturas e Identidades Afro-Brasileira e Indígena locais, o qual enriqueceu toda pesquisa realizada.

Atividades

• Professores realizaram inicialmente aulas expositivas dialogadas sobre as histórias e culturas afro-brasileira e indígena, utilizando os livros didáticos existentes nas escolas que tratam especificamente dessa temática. A partir daí propuseram pesquisas bibliográficas, entre outras; • Foi realizado um levantamento escolar do grau de implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 em todas as escolas do município. Para execução dessa atividade utilizou-se um formulário com questionamentos relacionando a aplicabilidade das leis nas instituições de ensino; • Foi construído também pelos alunos, com a mediação do professor, álbuns das Culturas e Identidades Afro-brasileira e Indígena com ênfase no local. A produção desse álbum dividiu-se em quatro etapas: estudo do tema, produção de roteiros, realização de entrevistas e montagem; • Vale salientar que a montagem do álbum de cultura deu-se com a construção de registro sobre expressões culturais dos povos indígenas e afro-brasileiros como: eventos rituais, ofícios e modos de fazer, lugares e construções, mitos contos e histórias, lideranças e personalidades, expressões e vocábulos locais e regionais e histórias dos locais e dos territórios; • Os alunos reuniram-se em grupos e realizaram as entrevistas com historiadores locais, líderes comunitários, professores, coordenadores etc., como também fizeram registros em fotografias e vídeos sobre asexpressões culturais já citadas; • Realizaram ainda registros fotográficos de características físicas evidenciadas na população local e na comunidade escolar; • Para mobilização e divulgação, foram construídas as seguintes peças de comunicação: jornal mural (6º Ano), gravação em áudio divulgada em carro de som (6º Ano 2), fanzine (7º Ano), folder (8º Ano) e jornal escolar (9º Ano). Todo o trabalho realizado foi divulgado no Facebook.

Resultados

Percebeu-se que os alunos reconhecem, valorizam e preservam as culturas afro-brasileira e indígena evidenciadas em nosso município, pois a motivação e a participação de todos os atores do projeto (discentes, professores, pais, gestores, supervisores e coordenadores da SEMECE) aconteceram de forma satisfatória. Os aprendizados dos alunos motivaram a comunidade escolar, na realização de novas descobertas a respeito dessa temática, bem como a continuar os trabalhos na escola, visando a superação dessa desigualdade étnico-racial, com ênfase na valorização das identidades e culturas afro-brasileira e indígena.

Docentes

Diretora:
Roze Mary Ramos de Menezes Fonseca
Professor(es) envolvido(s):
Altieres Barboza da Silveira; José Maria Pelonha Gonçalves Júnior; Josafá Barbosa Rodrigues; Regina Cláudia
de França Rocha; Maria Cristiane Carvalho Costa; Luciana Patrícia da Silva França; Iêda Gomes de Queiroz e
Luan Presley Mendonça Santiago.

Imagens