Conhecer a história africana e dos povos indígenas; desconstruir mitos e preconceitos; promover empatia da comunidade escolar para com os povos negros e indígenas; desmistificar conceitos referentes às culturas afro e indígena.
Reunir o coletivo da escola para definir as estratégias de trabalho durante o ano letivo; estabelecer um cronograma anual para desenvolver o projeto; definir atividades como: dança, canto, leituras, filmes, palestras etc., para as diversas disciplinas; entrar em contato com palestrantes; organizar grupos de estudos e utilizar o laboratório de informática para pesquisar as culturas afro, brasileira, africana e indígena.
• Estudos das temáticas africana e indígena pelo coletivo da escola; • Grupos de estudos aos sábados, nos quais os professores(as) escolheram os temas; • Confecção de máscaras africanas, pinturas de pranchas e confecção de artesanato indígena (cestas, pratos, trançados de folhas de palmeiras); • Desenho nas aulas de história; • Danças nas aulas de Educação Física; • Dramatização com alunos(as), professoras(es); • Canto com os alunos(as) e professoras; • Noite Cultural com exposições e apresentações dos trabalhos produzidos.
Envolvimento de toda a comunidade escolar; conhecimento e respeito às culturas apresentadas; desmistificação de conceitos sobre o povo negro e indígena; valorização da contribuição das culturas africana e indígena para a formação da nação e do povo brasileiro, que foi longamente ignorada e distorcida, e divulgação das leis na escola e na sociedade por meio das apresentações na Noite Cultural.
Diretora:
Márcia Regina Stratamann
Professor(es) envolvido(s):
Camila Juraszeck; Cilse Maria Jaskiu; Delamar Aparecida de Souza Correa; Denise Mary Farah Aliott; Eliane
Aparecida Bughay; Maria Gloria Machado; Neusa Maria Ferreira de Castro Ferreira e Rita de Cassia Mello
Woitexen.