Implementar as Diretrizes Curriculares Nacionais e Municipais para as relações étnico-raciais na escola (o Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte aprovou em 2004 as Diretrizes Municipais); valorizar as culturas africana e afro-brasileira no currículo escolar; promover a formação de professores e funcionários na temática e adquirir materiais pedagógicos diversos voltados para a temática.
A metodologia focou na desconstrução de estereótipos negativos sobre a população negra, culturas afro-brasileira e africana e sobre o continente africano buscando envolver toda a comunidade escolar por meio de estudos, debates e construção conjunta das atividades e eventos. Acesso às informações e conhecimentos sobre as histórias e culturas afro-brasileira e africana com disponibilidade de materiais variados e participação em eventos formativos dentro e fora da escola.
• Formação de professores; oficinas diversas com estudantes: linguagem e preconceito, arte africana, culinária afro-brasileira, penteados afro, capoeira, percussão, dança afro-brasileira e cinema; • Intervenções nos espaços da escola com figuras, bandeiras, frase sobre as culturas afro-brasileira e africana (quadra esportiva, biblioteca, painéis nos pátios e muradas); • Realização das Mostras de Cultura Afro-Brasileira abertas ao público com apresentação de trabalhos realizados durante o ano (realização de três mostras de 2009, 2010 e 2011); • Trabalhos em sala com utilização do Kit de literatura afro-brasileira enviado pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte; • Organização de sala de africanidades para atividades com estudantes e professores; • Realização de pesquisas diversas pelos alunos sobre o continente africano, racismo, personalidades negras, arte africana, símbolos africanos, jogos africanos, história da população negra, quilombo, abolição, cultura afro-brasileira e outros; • Confecção de livros de pano e colchas de retalhos a partir do estudo da literatura e símbolos africanos; • Utilização e confecção de jogos africanos/aquisição de materiais como: livros, revistas, jogos, CDs e DVDs com a temática; • Concurso de poesias e desenhos com o tema racismo; • Teatro “Sopa de Orelhas” recontando mito africano de Obá, criação do roteiro, montagem e apresentação na escola e em outros espaços da cidade.
Valorização das culturas e histórias afro-brasileira e africana, que já faz parte da cultura escolar da E. M. Florestan Fernandes e a comunidade se sente valorizada participando ativamente das atividades, principalmente, das Mostras de Cultura Afro-Brasileira; compreensão da necessidade de intervenção pedagógica nas situações de discriminação racial; construção positiva das identidades; corpo docente consciente da importância do trabalho com a temática e estudantes motivados no desenvolvimento das atividades.
Diretora:
Raquel Hermont
Professor(es) envolvido(s):
Eliane Matilde, Stela Regina Pedrosa de lima, Jancelayne Desiree Martins Luz, Patrícia Mendonça, Maria
Angélica de Jesus, Maria Angélica de Souza, Alan Alves Balsamão, Mara Madalena de Souza, Gláucia Conceição
Carneiro, Flávio Anselmo de Souza Lopes, Wellington do Carmo Faria, Maria Edite Martins Rodrigues,
Alessandra Giovana Café, Verônica Maria Corrêa Gonçalves, Lúcia Helena, Renata Armond, Maria Aparecida
Andrada Silva, Maria Aparecida Bispo da Paz, Juliana Delfino da Silva, Vanderléia Martins da Rocha, Telma
Rodrigues, Maria Angela Antônio, Cristina, Sônia Petten, Sônia Luiza, Raquel Mendonça, João Manoel, Helane
Rocha, Keley Cristina de Souza Russo, Cristiane, Josiane de Fátima Souza, Wanderson Carlos, Valéria Renó,
Joelma Assis dos Santos Eleutério, Adriene Andrade Martins, Lílian Carla Nunes, Janete Márcia de Freitas
Amaral, Raquel Hermont Pereira Senra, Anete Viana, Patrícia Maria de Souza Santana, Matheus Paiva Olegário,
Mario Lopes da Silva Neto, Marcos Felipe Nascimento dos Santos, Welbert das neves Freitas, Patrícia
Dias de Lacerda Siqueira de Toledo, Mírian Moises Alves da Silva, Ronan de Oliveira Lucindo, José Jerônimo
Ferreira, Karina das Neves Jorge e Gislaine Martins Caetano.