Valorizar a pessoa humana, por meio da valorização da memória e do seu patrimônio cultural material e imaterial, de forma lúdica e prazerosa; promover o respeito de si mesmo, do outro e do meio ambiente; valorizar as culturas africana e afro-brasileira, com consciência crítica, autoestima, afirmação de identidade, criatividade e estética.
A nossa força inspiradora é a sabedoria e a cosmovisão negra de nossos pais e avós. A metodologia foi concebida para privilegiar os interesses dos participantes, à maneira afrodescendente de fazer festa, e transmitir cultura em um diálogo que constrói uma prática cidadã. Semanalmente, é preparado o planejamento em grupos de competências e depois juntos com a coordenação. As manualidades são o eixo prático - pintar, tecer, modelar, amarrar, costurar e bordar. E a corporalidade legitimada pelo dançar, jogar, gingar, cantar, tocar, escutar, falar, olhar, comer - sentir.
Toda semana é realizado o encontro. As atividades desenvolvidas fazem parte do Ensaio do Afoxé e produção de adereços do cortejo: • Roda de dança do Ijexá, cantos em língua yorubá, percussão com atabaque, djembê, agogô, xequerê, caxixi e berimbau; amarração de panos, ojás, filás e torços para cabeça; confecção de colares e pulseiras, máscaras e outros adereços que compõem o desfile; • Em todo encontro é contado um mito africano e finaliza com o banquete cultural com ajeum, comida africana; • Estas atividades, além de ser uma aprendizagem, proporcionam às crianças e adultos a consciência e a valorização da memória e do patrimônio cultural, de forma individual e coletiva.
O desenvolvimento de uma consciência crítica; o gosto e o prazer pelas culturas originais, assumindo com orgulho a afro-descendência, a valorização do tempo vivido e rememória; um desenvolvimento mais harmônico da criança, com uma percepção valorizada de si mesmo, de sua identidade e do seu próprio mundo cultural, que permite colocar-se melhor na sociedade; a construção de uma autoestima, maior coragem de se expor, confiança e criatividade, na busca de soluções e, ainda, o desenvolvimento da capacidade de escolher, emitir opiniões e modificar pensamentos e atitudes.
Diretora:
Rosângela Madga de Oliveira Souza,
Professor(es) envolvido(s):
Adriana Ferreira Rebouças; Emicléia Alves Pinheiro; Regina Márcia de Oliveira Souza e Renata Tavares de
Brito Falleti.