Voltar

Azizi Abayomi – Um Príncipe Africano

Objetivo

Incluir no projeto político-pedagógico da unidade, as expectativas de aprendizagem previstas nas Orientações Curriculares para Educação Étnico-Racial, por meio da promoção de ações afirmativas de respeito à pluralidade cultural, como forma de elevar a autoestima de todos os envolvidos no processo educativo.

Metodologia

Para operacionalizar nossa Proposta Pedagógica, adotamos a pedagogia de projetos que nos possibilita a organização necessária para a construção dos conhecimentos, bem como a definição de metas previamente definidas, de forma coletiva, entre alunos, professores e comunidade escolar. Consideramos o projeto, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida aos conteúdos tornando a escola mais atraente, valorizando o que os alunos já sabem e respeitando o que desejam aprender naquele momento.

Atividades

• Criação das figuras de afeto; • Formação continuada dos professores; • Aquisição de material; • Dinâmicas de leitura de contos africanos; • Palestras formativas para funcionários e comunidade; • Parcerias com movimentos sociais e entidades; • Mobilização em resposta ao ato de vandalismo nazista no muro da escola; • Festa Junina afro-brasileira; • Entrevista com autor Sunny; • Oficinas de jogos africanos, figurinos, máscaras e mandalas, gincana “Kirikú, Cadê Você? envolvendo as famílias; • Vivências com o compositor e músico Daniel Reverendo; • Participação em eventos externos, passeata “Por uma Infância sem Racismo”; • Roda de conversa com representantes de diversos segmentos da SME e sociedade civil; • Exposição permanente das produções infantis; • Produção de vídeos e divulgação do projeto em vários meios de comunicação.

Resultados

Os resultados positivos do trabalho são revelados pelo estreitamento das relações com nossa comunidade, por meio de depoimentos, apoio e participação em todos os eventos promovidos pela escola, da revisão de posturas e práticas dos professores em relação às questões que envolvam racismo, discriminação e preconceito e da mudança de atitudes de nossas crianças com a potencialização positiva de sua autoestima.

Docentes

Diretora:
Cibele Araújo Racy Maria
Professor(es) envolvido(s):
Ana Carolina Bonjardim Filizzola, Ana Lucia Guimarães Caetano, Carmen Alexandre, Cassia Maria Viana Santana,
Cibele Araujo Racy Maria, Cintia Gomes da Fontes Peruzin, Claudia Rosa de Oliveira, Deise Regina Ferreira,
Elaine Cristina de Lira, Elisa Beth Pedrina Ono, Elisa Lebisch Cortez, Fernanda Costa de Oliveira Santos,
Inês Sales Monteiro, Leila Gomes Martins, Maria Heloisa dos Santos Inidarcis, Maria Lucia Vedovello
Cacavallo, Mariana Silva, Nádia Aguiar Tau Carneiro, Priscilla Palma dos Santos, Rosa Maria Gonzales Abad,
Rosana dos Santos Peres, Valéria Merienne Vieira Gonçalves, Vanessa de Oliveira Massavelli, Vanessa Pita do
Nascimento e Veronica Urbani Souto Verissimo.

Imagens