Recuperar tradições culturais afro-brasileiras por meio da pesquisa e vivência de alunos em forma de documentário, aproximando a cultura de matriz africana e a escola, de forma com que os estudantes repensem a importância dessas culturas para o formação do povo brasileiro, com o objetivo de promover uma educação para a igualdade racial .
Para a realização do projeto, as pesquisas bibliográficas e fonográficas foram bastante utilizadas. Foram feitas oficinas musicais e as formações de grupos de estudos da dança “Lundu”, assim como o preparo dos alunos por meio de oficinas para o manuseio dos equipamentos de filmagem e registro.
• Aulas sobre a história do Lundu, com audição de músicas; • Visualização de vídeos; • Entrevistas com o mestre do Lundu; • Oficina de instrumento na escola, onde aprenderam os primeiros acordes e passos do ritmo afro-brasileiro; • Pesquisa de campo: cinco alunos foram escolhidos para uma pesquisa de campo em Urucuia-MG, onde tiveram a oportunidade de conhecer o Lundu em sua forma original e vivenciaram de perto a cultura local, aprofundando os conhecimentos adquiridos durante o ano; • Gravação de um documentário sobre a história do Lundu e da comunidade de Urucuia-MG
Os alunos que viajaram e fizeram a pesquisa de campo serviram como multiplicadores na escola ensinando aos outros alunos tudo que aprenderam, melhorando sua autoestima e desempenho escolar, já que assumiram um importante papel de disseminadores de uma cultura pouco conhecida entre os jovens. A escola, como um todo, passou a enxergar a cultura afro-brasileira como uma cultura que está inserida em nosso cotidiano, merecedora de respeito e orgulho.
Jeidma Marinho, Raul Serejo, Gerson Guimarães, Valdinéia Gonçalves e Gildenir Calisto