Possibilitar aos discentes experiências que propiciassem a positivação dos traços das culturas africana e afro-brasileira por meio da Literatura Infantil, contribuindo assim na formação identitária dos alunos e na superação do preconceito e discriminação étnico-racial no ambiente escolar.
Os percursos metodológicos buscaram explorar junto aos alunos, a bibliografia referente à temática racial, a arte através de desenhos e esculturas e, abordar a Lei 10.639/2003 como eixo central nas discussões com o corpo docente da escola como forma de sensibilização para valorização da cultura africana e afro-brasileira.
• Apresentação do projeto de intervenção ao corpo docente da escola, considerando o conteúdo da Lei 10.639/2003, para que tivessem conhecimento da importância da aplicabilidade do projeto; • Pesquisa bibliográfica acerca da literatura pertinente às relações raciais no Brasil e sobre a legislação vigente, voltadas a esta temática; • Contação de histórias utilizando os livros “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado e “Bruna e a Galinha D’Angola” de Gercilga de Almeida; • Registro dos conhecimentos e atitudes adquiridas pelos alunos a partir da apresentação das histórias, que valorizam a identidade negra; • Exposição de painéis com as histórias trabalhadas; • Produção de esculturas em cerâmica e oficinas de desenhos; • II Mostra de Arte e Cultura da escola.
Trabalhar as relações étnico-raciais no ambiente escolar nos possibilitou desconstruir conhecimentos que inferiorizam as diferenças, bem como contribuiu na formação da identidade das crianças negras e não-negras. Esta ação motivou a escolha da africanidade como tema da II Mostra de Arte e Cultura da escola. Hoje tais mudanças podem ser visualizadas e percebidas na forma como a escola aborda e trata as questões do pertencimento étnico e a consciência de que somos também herdeiros da cultura africana.
Gisele Nascimento Barroso