Despertar a consciência e a valorização da cultura negra no nosso país por meio de alguns saberes literário-artísticos embutidos nos contos africanos possibilitando novas descobertas e novos códigos do universo da leitura, abrindo, assim, caminhos a explorar e ampliando o saber.
Leitura de livros com contos africanos individuais ou em grupos, contação de histórias, apresentações musicais, filmes, verificações de aprendizagem, diálogos e interação.
Nas trilhas dos contos africanos: organização de um espaço na sala e um acervo de livros com contos africanos; • Tecendo os saberes entre a escrita e a leitura: confecção do caderno de atividades, no qual, juntamente com o livro escolhido, os alunos refletiam e escreviam sobre o que foi lido; • Ampliando horizontes - o ofício de fazer: oportunizar experiências de sair de um texto e ir para a expressão plástica, a dramatização, a música, a vivência corporal, a modelagem, a dobradura etc.; • Hora do Conto, Apresentações Musicais; • Participação dos pais na contação de histórias.
A leitura dos livros com contos africanos suscitaram lembranças e abriram espaço para diálogo. Assumindo uma posição de “estimuladoras do pensar”, as histórias proporcionaram um ponto de encontro de subjetividades, possibilitando um modo reflexivo de interação, de mudança positiva no comportamento, no que se refere a códigos sociais de conduta que puderam ser sentidos a partir do trabalho de conceitos chave da cultura africana.
Guadalupe da Silva Vieira