Voltar

Relações Étnico-Raciais no Currículo Escolar

Objetivo

Os objetivos do projeto foram estudar e reconhecer as culturas locais e regionais sob a perspectiva das culturas africana e afrodescendente, identificando sua presença e contribuições na identidade cultural mato--grossense, a fim de promover o respeito mútuo e a valorização da diversidade cultural e suas manifestações na escola e na comunidade.

Metodologia

A metodologia do projeto foi fundamentada na abordagem qualitativa com técnicas procedimentais da pesquisa participante e pesquisa-ação. Para a elaboração das atividades, contou com encontros de professores para discussões e planejamento. Tais atividades tinham como prioridade envolver os diversos segmentos da comunidade escolar. As pesquisas foram realizadas em sala de aula e extraclasse com uso dos seguintes materiais: telas, livros, jornais, revistas, internet, reportagem, filmes e outros.

Atividades

• As atividades foram desenvolvidas nos diversos segmentos da comunidade escolar, concentrando-se em estudos teóricos e práticos com os alunos em sala de aula e extraclasse, contando também com apoio de palestrantes sobre a religião Afrodescendente (Candomblé) e com os recursos do laboratório de informática e acervos bibliográficos. • Visitação em lugares históricos, comunidades quilombolas (Mata Cavalo, Casa da Cotia e região do município de Vila Bela da Santíssima Trindade). • Nas aulas práticas, foram confeccionados diversos materiais de arte referentes à Cultura Africana: quadros, máscaras, receitas culinárias, pintura corporal e cartazes. • Tivemos as manifestações e apresentações culturais como danças, músicas, poemas e desfile para a escolha da miss e mister beleza negra da escola.

Resultados

Na semana da “Consciência Negra”, realizamos a culminância dos trabalhos com apresentações e exposições das produções desenvolvidas pela comunidade escolar. Assim, conseguimos alcançar o objetivo do projeto, pois houve a integração de todos na participação, principalmente, no que tange ao aprendizado dos alunos, o respeito mútuo, a valorização da diversidade cultural e a percepção de ações envolvendo preconceito, racismo e discriminação.

Docentes

Diretora:
Janaina Schweitzer Chitolina
Professor(es) envolvido(s):
Ilza Rodrigues Pereira Lucena; Isaías Eugênio de Melo; Ivete Terra; Jacir Marques; Maria Célia da Silva Santana;
Maria Celina Ribeiro; Marta Proença; Miguel Belo e Margarete Dalva Anschau.

Imagens